| dc.contributor.advisor | ULHÔA, Martha Tupinambá de | |
| dc.contributor.author | SPIELMANN, Daniela | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-19T16:43:12Z | |
| dc.date.available | 2018-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-02-19T16:43:12Z | |
| dc.date.issued | 2017-06-02 | |
| dc.identifier.citation | SPIELMANN, Daniela. Os bailes de Gafieira: repertório em movimento. 342 p. Tese (Doutorado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=85744>. Acesso em: 19 fev. 2018. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/10938 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2017/04 | pt_BR | 
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR | 
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR | 
| dc.rights | openAccess | pt_BR | 
| dc.title | Os bailes de gafieira: repertórios em movimento | pt_BR | 
| dc.title.alternative | The Gafieira Ball: Repertories on the move | pt_BR | 
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR | 
| dc.contributor.referee | Pereira, Avelino Romero Simões | |
| dc.contributor.referee | Aragão, Pedro de Moura | |
| dc.contributor.referee | Vieira, Felipe Berocan | |
| dc.contributor.referee | Silva, Roberta Maria Lobo da | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR | 
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR | 
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR | 
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR | 
| dc.subject.en | Gafieira | pt_BR | 
| dc.subject.en | Balls | pt_BR | 
| dc.subject.en | Repertories | pt_BR | 
| dc.subject.en | Samba | pt_BR | 
| dc.subject.en | Identity and Memory | pt_BR | 
| dc.description.abstracten | This thesis constitutes a study on the Dances of Gafieira encompassing multiple senses. The dances comprise continuous exchanges between musicians and dancers and are related in some way to the musical and artistic memories of Rio de Janeiro’s dance halls, where samba is a relevant presence. The methodology adopted for the research involved, on one side, the examination of periodicals in a synchronic and diachronic way and the subsequent elaboration of a synthesis with themes that emerged from the analysis of data spanning a century, using memory and identity references as the foundation for the proposed interpretations. An ethnographic research was also carried out, building upon interviews with musicians and dancers, and resulting in a "photograph of 10 dances", in Rio de Janeiro, in 2016. The examination and measurement of the dances resulted in two large Repertories (FAULKNER and BECKER, 2011) called "Gafieira-show" (Bailes-show) and "Gafieira-dance" (Bailesbaile). The musicological research was based on the recognition of samba subgenres through "collective listening" - the reception - and of the musical analysis, demonstrating a variety of categorization possibilities. In Rio de Janeiro, it was not found a single strand of gafieira, but a complex "art world", because of the network of choices made by regulars, musicians, dancers, contractors, and a number of other factors that contribute to these constructions. Gafieira has changed through time to survive, updating its Repertories. | pt_BR | 
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR | 
| dc.description.abstractpt | A tese constitui um estudo sobre os Bailes de Gafieira abarcando uma multiplicidade de sentidos. Os bailes englobam trocas contínuas entre músicos, dançarinos e se relacionam, de alguma forma, com as memórias musicais e artísticas dos salões de dança cariocas, onde o samba tem uma presença marcante. A metodologia adotada para a pesquisa envolveu, por um lado, o trabalho com periódicos de maneira sincrônica e diacrônica e a subsequente elaboração de uma síntese com temas que emergiram da análise de dados, cujo período de coleta abrangeu um século, sendo adotado o referencial de memória e identidade como fundamento das interpretações propostas. Também foi feita uma pesquisa etnográfica, onde foram utilizadas entrevistas com músicos e dançarinos e, como resultado, chegou-se a uma “fotografia de 10 bailes”, no Rio de Janeiro, em 2016. O estudo e a medida dos bailes resultaram em dois grandes Repertórios (FAULKNER e BECKER, 2011) denominados de “Bailes-show” e “Bailes-baile”. A pesquisa musicológica se deu na identificação dos subgêneros do samba através de “escutas coletivas” - a recepção - e da análise musical, demonstrando uma variedade de possibilidades de categorizações. No Rio de Janeiro, não foi encontrada uma vertente única de gafieira, e sim um “mundo artístico” complexo, por conta do processo de escolhas feitas pelos frequentadores, músicos, dançarinos, contratantes, além de uma série de outros fatores que constituem essas construções. A Gafieira foi se transformando no tempo para sobreviver, atualizando seus Repertórios. | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Gafieira | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Baile | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Repertórios | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Sambas | pt_BR | 
| dc.subject.pt | Identidade e Memória | pt_BR |