| dc.contributor.advisor | Costa, Nailda Marinho da | |
| dc.contributor.author | Ignácio, Sâmela Cristinne Furtado de Carvalho | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-20T14:21:33Z | |
| dc.date.available | 2018-02-20T14:21:33Z | |
| dc.date.issued | 2016-07-12 | |
| dc.identifier.citation | IGNÁCIO, Sâmela Cristinne Furtado de Carvalho. A (re)construção histórica da Escola Profissional Washington Luis (1923-1931). 2016. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/10958 | |
| dc.description | Dissertação disponível na biblioteca no número CCH MEdu 2016/12 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | A (re)construção histórica da Escola Profissional Washington Luis (1923-1931) | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Costa, Nailda Marinho da | |
| dc.contributor.referee | Mendonça, Ana Walesca Pollo Campos | |
| dc.contributor.referee | Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.en | Professional education | pt_BR |
| dc.subject.en | History of School Institutions | pt_BR |
| dc.subject.en | Professional School Washington Luis | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The dissertationaims (re) constructthestoryof Washington Professional School Luis, created in 1923 bytheTechnicalSchool Fluminense ofprivateinitiative in thecityof Niterói, Rio de Janeiro, becomingpartofthe network ofvocationalschoolsstate Rio de Janeiro in 1926. This (re) constructionwillbemadefromthe memories thatwehaveobtained as sourcesfoundontheschool. The chosen time frame was 1923, yearofcreationoftheSchool, to 1931, when it has its namechangedtoSchoolof Labor in Rio de Janeiro. For this, as a methodology, wecarried out a surveyandanalysisofdocumentarysources, as dossiersstudents, Decreesofthestateof Rio de Janeiro No. 2160 of 1926 and No. 2380 of 1929, whichregulatedthevocationaleducation, printedandphotographsfound in the file schoolandMemory Center Henrique Lage. Even as a methodologyfromthe perspective of oral historyandmemory, weconducted a semi-structured interview withformerstudentandformerteacheroftheschool, Luis Antonio Pimentel. The theoretical framework bringstogetherstudiesonthe use of: documents as sources (Le Goff 1996; Ginzburg 2007; Bonato 2000.2002); oral historyandmemory (Pollack 1992; Halbwachs 1990, Nora 1981; Delgado 2010; Fonseca and Amado 2006); vocationaleducation (Fonseca 1986; Cunha 2005; Nagle 2001; Boclin 2005); New School (Carneiro Leao in 1926; Azevedo 1964; Veiga 2007) amongothersthe path ofvocationaleducationuntilthe 1930s Importantalsowere Carneiro Leaoreportof 1926 andtheworkofBrazilianCulture Fernando de Azevedo. As a result, theresearch shows thattheideals New SchoolandRepublicanswerebeing broadcast atthat time atschool. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A dissertação tem como objetivo principal (re) construir a história da Escola Profissional Washington Luís, criada em 1923 pela Escola Técnica Fluminense de iniciativa particular, no município de Niterói, Rio de Janeiro, passando a fazer parte da rede de escolas profissionais do Estado do Rio de Janeiro em 1926. Essa (re) construção se dará a partir das memórias que obtivemos como fontes encontradas acerca da escola. O recorte temporal escolhido foi de 1923, ano de sua criação, a 1931, quando tem sua denominação alterada para Escola do Trabalho do Rio de Janeiro. Para isso, como metodologia, procedemos à pesquisa e à análise de fontes documentais, como dossiês de alunos, Decretos do Estado do Rio de Janeiro nº 2.160 de 1926 e nº 2.380de 1929, que regulamentaram o ensino profissional, impressos e fotografias encontrados no arquivo da Escola e no Centro de Memória Henrique Lage. Ainda como metodologia, na perspectiva da história oral e da memória, realizamos uma entrevista semiestruturada com ex-aluno e ex-professor da escola, Luís Antonio Pimentel. O referencial teórico reúne estudos referentes ao uso dos: documentos como fontes (Le Goff 1996; Ginzburg 2007; Bonato 2000, 2002); história oral e memória (Pollack 1992; Halbwachs 1990; Nora 1981; Delgado 2010; Fonseca e Amado 2006); ensino profissional (Fonseca 1986; Cunha 2005; Nagle 2001; Boclin 2005); escola nova (Carneiro Leão 1926; Azevedo 1964; Veiga 2007) dentre outros da trajetória do ensino profissional até a década de 1930. Importantes também foram o relatório de Carneiro Leão de 1926 e a obra Cultura Brasileira de Fernando de Azevedo.Como resultado, a pesquisa aponta que os ideais escolanovistas e republicanos estavam sendo difundidos naquele período na escola. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ensino Profissional | pt_BR |
| dc.subject.pt | História das Instituições Escolares | pt_BR |
| dc.subject.pt | Escola Profissional Washington Luís | pt_BR |