DSpace Repository

Compondo criações musicais na “sala de aula”: relato de uma experiência na Escola Municipal Brasil

Show simple item record

dc.contributor.advisor Requião, Luciana Pires de Sá
dc.contributor.author Palizza, Luis Alfredo Pedraza
dc.date.accessioned 2018-02-20T15:50:44Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-20T15:50:44Z
dc.date.issued 2017-08
dc.identifier.citation PALIZZA, Luis Alfredo Pedraza. Compondo criações musicais na "sala de aula": relato de uma experiência na Escola Municipal Brasil. 84 p. Dissertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=87360>. Acesso em: 20 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/10967
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2017/06 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Compondo criações musicais na “sala de aula”: relato de uma experiência na Escola Municipal Brasil pt_BR
dc.title.alternative Composing musical creations in the "classroom": report of an experience at the Municipal School Brazil pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Rocha, Inez de Almeida
dc.contributor.referee Silva, João Marcelo Lanzillotti da
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en School musical composition pt_BR
dc.subject.en Creativity pt_BR
dc.subject.en Teaching music in Basic Education. pt_BR
dc.description.abstracten This research seeks to understand the processes of collective music composition as a practice of creative and collaborative learning in the school environment. Creation and creativity were central points of this research, with Vigotski and Winnicott as main references, among other authors. Concerning the musical composition in the school environment, works such as those developed by the researcher Viviane Beineke were observed. Swanwick and other authors supported better understanding of musical creation and its development. The research is qualitative and was carried out through participative observation in six classes of the first segment of the Municipal School Brazil, located in the city of Rio de Janeiro. The research collaborates in the understanding of the processes and forms of collective musical composition in the school context, observing that the creative act can promote a process of autonomy, directly affecting the children and their groups, motivating them and potentializing them. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta pesquisa busca compreender os processos de composição musical coletiva enquanto uma prática da aprendizagem criativa e colaborativa no ambiente escolar. A criação e a criatividade foram pontos centrais desta pesquisa, tendo como referências principais Vigotski e Winnicott, entre outros autores. Sobre a composição musical no ambiente escolar, foram observados trabalhos como os desenvolvidos pela pesquisadora Viviane Beineke. Swanwick e outros autores deram suporte para compreender melhor a criação musical e seu desenvolvimento. A pesquisa é de abordagem qualitativa e foi realizada por meio da observação participativa em seis turmas do primeiro segmento da Escola Municipal Brasil, localizada no município do Rio de Janeiro. A pesquisa colabora na compreensão dos processos e formas de composição musical coletiva no contexto escolar, observando que o ato criador pode promover um processo de autonomia, afetando diretamente as crianças e seus grupos, motivando-os e potencializando-os. pt_BR
dc.subject.pt Composição musical escolar pt_BR
dc.subject.pt Criatividade pt_BR
dc.subject.pt Ensino de música na Educação Básica pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|