dc.contributor.advisor |
Gandelman, Salomea |
|
dc.contributor.author |
Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz |
|
dc.date.accessioned |
2018-02-21T18:21:49Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-02-21T18:21:49Z |
|
dc.date.issued |
2014-08 |
|
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Rebeca Vieira de Queiroz. A criatividade no foco da educação musical. 149f. Disssertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=78912>. Acesso em: 21 fev. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11012 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada 2016/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A criatividade no foco da educação musical |
pt_BR |
dc.title.alternative |
creativity in the focus of music education |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Duarte, Mônica de Almeida |
|
dc.contributor.referee |
Beineke, Viviane |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Creativity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Education |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Creation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Winnicott |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
From the assumption that creativity is a characteristic of human beings, this
dissertation aims to investigate how creativity contributes to teaching and learning of
music, with a view of creativity in the current scenario of music education as a subject
of research developed in Brazil. Thus, we outlined some strategies, such as the initial
search for definitions of creativity in broader literature; in a second stage, a search for
articles, theses and dissertations written in Brazil since 2000, in order to identify how
creativity has been addressed by research in Music Education at the national level. In
this work, creativity is understood broadly, beyond creation, covering musical and
non-musical practices. More than an activity, a process or product, it is understood as
a way of being in the world and therefore is reflected in this study as a potential
pedagogical approach to music education. From this overview, I present an account
of practical experience with creativity, produced with my students of an elementary
public school in 2013, confronting my experience with the body of research
consulted, analyzing it critically and reflectively from the concept of creativity
proposed by Winnicott, taken as the main theoretical framework for this research. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Partindo do pressuposto de que a criatividade é uma característica do ser humano,
esta dissertação tem como objetivo principal investigar como a criatividade contribui
para o ensino e aprendizagem em música, tendo em vista a inserção da criatividade
no atual cenário da educação musical enquanto objeto de pesquisas desenvolvidas
no Brasil. Para tanto, foram delineadas algumas estratégias, como a pesquisa inicial
por definições de criatividade em literatura mais abrangente; e, em um segundo
momento, a realização de uma pesquisa em busca de artigos, teses e dissertações
escritos no Brasil a partir de 2000, com o intuito de identificar como a criatividade
tem sido tratada em pesquisas no campo da Educação Musical, em âmbito nacional.
No presente trabalho, a criatividade é compreendida de forma ampla, para além da
criação, abrangendo fazeres musicais e não musicais. Mais do que uma atividade,
um processo ou produto, ela é entendida como um modo de estar no mundo e que,
por isso, se reflete nesta pesquisa, como uma abordagem pedagógica em potencial
para a educação musical. A partir desse panorama, apresento um relato de
experiência prática com a criatividade, produzida com meus alunos de ensino
fundamental de uma escola pública de educação básica em 2013, colocando minha
experiência frente às pesquisas consultadas e analisando-a de forma crítica e
reflexiva a partir do conceito de criatividade proposto por Winnicott, tomado como
principal referencial teórico para esta pesquisa. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criatividade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Educação Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Criação Musical |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Winnicott |
pt_BR |