DSpace Repository

A criatividade no foco da educação musical

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gandelman, Salomea
dc.contributor.author Almeida, Rebeca Vieira de Queiroz
dc.date.accessioned 2018-02-21T18:21:49Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-02-21T18:21:49Z
dc.date.issued 2014-08
dc.identifier.citation ALMEIDA, Rebeca Vieira de Queiroz. A criatividade no foco da educação musical. 149f. Disssertação (Mestrado em Música). Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=78912>. Acesso em: 21 fev. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11012
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada 2016/02 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A criatividade no foco da educação musical pt_BR
dc.title.alternative creativity in the focus of music education pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Duarte, Mônica de Almeida
dc.contributor.referee Beineke, Viviane
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Creativity pt_BR
dc.subject.en Music Education pt_BR
dc.subject.en Music Creation pt_BR
dc.subject.en Winnicott pt_BR
dc.description.abstracten From the assumption that creativity is a characteristic of human beings, this dissertation aims to investigate how creativity contributes to teaching and learning of music, with a view of creativity in the current scenario of music education as a subject of research developed in Brazil. Thus, we outlined some strategies, such as the initial search for definitions of creativity in broader literature; in a second stage, a search for articles, theses and dissertations written in Brazil since 2000, in order to identify how creativity has been addressed by research in Music Education at the national level. In this work, creativity is understood broadly, beyond creation, covering musical and non-musical practices. More than an activity, a process or product, it is understood as a way of being in the world and therefore is reflected in this study as a potential pedagogical approach to music education. From this overview, I present an account of practical experience with creativity, produced with my students of an elementary public school in 2013, confronting my experience with the body of research consulted, analyzing it critically and reflectively from the concept of creativity proposed by Winnicott, taken as the main theoretical framework for this research. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Partindo do pressuposto de que a criatividade é uma característica do ser humano, esta dissertação tem como objetivo principal investigar como a criatividade contribui para o ensino e aprendizagem em música, tendo em vista a inserção da criatividade no atual cenário da educação musical enquanto objeto de pesquisas desenvolvidas no Brasil. Para tanto, foram delineadas algumas estratégias, como a pesquisa inicial por definições de criatividade em literatura mais abrangente; e, em um segundo momento, a realização de uma pesquisa em busca de artigos, teses e dissertações escritos no Brasil a partir de 2000, com o intuito de identificar como a criatividade tem sido tratada em pesquisas no campo da Educação Musical, em âmbito nacional. No presente trabalho, a criatividade é compreendida de forma ampla, para além da criação, abrangendo fazeres musicais e não musicais. Mais do que uma atividade, um processo ou produto, ela é entendida como um modo de estar no mundo e que, por isso, se reflete nesta pesquisa, como uma abordagem pedagógica em potencial para a educação musical. A partir desse panorama, apresento um relato de experiência prática com a criatividade, produzida com meus alunos de ensino fundamental de uma escola pública de educação básica em 2013, colocando minha experiência frente às pesquisas consultadas e analisando-a de forma crítica e reflexiva a partir do conceito de criatividade proposto por Winnicott, tomado como principal referencial teórico para esta pesquisa. pt_BR
dc.subject.pt Criatividade pt_BR
dc.subject.pt Educação Musical pt_BR
dc.subject.pt Criação Musical pt_BR
dc.subject.pt Winnicott pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|