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Cultura anarquista no Rio de Janeiro, educação em espaços não formais. Rio de Janeiro 1906 a 1921

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dc.contributor.advisor Moraes, José Damiro de
dc.contributor.author Martins, Gabriel Otoni Calhau
dc.date.accessioned 2018-02-22T17:58:20Z
dc.date.available 2018-02-22T17:58:20Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation MARTINS, Gabriel Otoni Calhau. Cultura anarquista no Rio de Janeiro, educação em espaços não formais. Rio de Janeiro 1906 a 1921. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11046
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/23. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Cultura anarquista no Rio de Janeiro, educação em espaços não formais. Rio de Janeiro 1906 a 1921 pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Anarchism pt_BR
dc.subject.en Workers’ meeting pt_BR
dc.subject.en Anarchist culture pt_BR
dc.subject.en Libertarian education pt_BR
dc.subject.en Education in non-formal spaces pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation deals with the cultural practices of anarchist movements in Rio de Janeiro between 1906 and 1921. We have as an axe of our research the anarchist meetings: it is considered that they were educational practices and part of an anarchist educational project which not restricted only to regular school. This theme becomes relevant since the works on anarchist cultural practices are scarce. We used as main material primary sources like the workers' newspapers that circulated at the time. The research is organized in three chapters: first we do a survey of the artistic expressions found in workers’ parties; then, we discuss the conceps of education, culture and art through an anarchist perspective and think about the need of education in non-formal spaces; at last, we analyze some of these artistical practices, intending to understand its revolutionary educational perspective of society. Through this research we can perceive the importance of cultural practices as social transformative tools. These can be unpredictable and unattended to the state. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho trata das práticas culturais do movimento anarquista do Rio de Janeiro entre 1906 e 1921. Temos como eixo de pesquisa os bailes e as festas operárias: considera-se que estes também foram práticas que faziam parte de um projeto de educação anarquista que não se restringia apenas a escolas. Esse tema faz-se relevante visto que os trabalhos sobre as práticas culturais anarquistas são escassos. Utilizamos como material principal fontes primárias como os jornais operários que circulavam na época. Essa pesquisa está organizada em três capítulos: no primeiro fazemos um levantamento geral das expressões artísticas que encontramos nas festas operárias. Depois, aprofundamos conceitos de educação, cultura e arte em uma perspectiva anarquista e discutimos sobre a necessidade de estudar a educação em espaços não formais. Posteriormente, analisamos algumas práticas artísticas levantadas, procurando entender sua perspectiva educacional e transformadora da sociedade. Através dessa pesquisa podemos perceber a importância das práticas culturais como ferramentas transformadoras sociais. Estas podem ser imprevisíveis e autônomas ao estado. pt_BR
dc.subject.pt Anarquismo pt_BR
dc.subject.pt Festas operárias pt_BR
dc.subject.pt Cultura anarquista pt_BR
dc.subject.pt Educação libertária pt_BR
dc.subject.pt Educação em espaços não formais pt_BR


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