DSpace Repository

Ensino das artes visuais : concepções diferenciadas na educação em tempo integral/município do Rio de Janeiro

Show simple item record

dc.contributor.advisor Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
dc.contributor.author Alves, Priscilla Corrêa
dc.date.accessioned 2018-02-22T18:00:41Z
dc.date.available 2018-02-22T18:00:41Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation ALVES, Priscilla Corrêa. Ensino das artes visuais: concepções diferenciadas na educação em tempo integral/município do Rio de Janeiro. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11049
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/24. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Ensino das artes visuais : concepções diferenciadas na educação em tempo integral/município do Rio de Janeiro pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
dc.contributor.referee Hora, Dayse Martins
dc.contributor.referee Fernandes, Cláudia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Full-time school pt_BR
dc.subject.en Art education pt_BR
dc.subject.en Ginásio Carioca de Artes Visuais pt_BR
dc.description.abstracten This study has intended to analyze concepts of Visual Arts education and a fulltime Education in a school present in two different proposals like the expansion of time to full-time school in the city of Rio de Janeiro. These proposals are "Núcleo de Arte" and "Ginásio Carioca de Artes Visuais". On focus in these objectives the theoretical approach has been based on two main points such as visual arts teaching and full time education. The methodological aspects that has used on this work were bibliographical and documentary research on a qualitative approach. To expands comprehension of Teaching Visual Arts fundamental concepts it has used as a reference Barbosa and Read concepts. In full-time school theory has supported by reflections on Cavaliere‘s and Coelho‘s work. First about Art Center we have worked with Wilner concepts and about Carioca Gym Visual Arts with Mosque ideas. Subsequently, in view of the documentary research, we have used Official Gazettes of the Municipal Secretary of Education of Rio de Janeiro, Curriculum Guidelines and projects developed by both willing programs in new media. This research found that both the "Núcleo de Arte" and the "Ginásio Carioca de Artes Visuais" in art education perspective stimulate aesthetic education in its broadest sense, considering the aspects of art as a means of providing a process of teaching and broad and meaningful learning through the triangular proposal (incorporating the image reading, art making and contextualization). According to conception of Full-time school presents in the "Núcleo de Arte" we have considered that school time materializes the purpose of "full-time student", as well focus on school time is effectively on the student. In this way the expansion concept of school time in "Ginásio Carioca de Artes Visuais has characterized in a proposed School Full-time, in which case the extension of time is linked to school. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho buscou analisar as concepções de ensino de Artes Visuais e de Tempos Escolar, presentes em duas diferentes propostas de ampliação para o tempo integral no Município do Rio de Janeiro, sendo elas: o Núcleo de Arte e o Ginásio Carioca de Artes Visuais. Para isso, aprofundamos nossa abordagem teórica em dois pontos fundamentais: Ensino de artes visuais e Educação em Tempo Integral. Em relação aos aspectos metodológicos, utilizamos as pesquisas bibliográfica e documental em uma abordagem qualitativa. Para uma melhor compreensão dos conceitos fundamentais relativos ao Ensino das Artes Visuais, utilizamos como referencial Barbosa e Read. Nas questões pertinentes ao Tempo Integral, contamos com as reflexões dispostas nos trabalhos de Cavaliere e Coelho. No que se refere ao Núcleo de Arte, trabalhamos inicialmente com Wilner e sobre o Ginásio Carioca de Artes Visuais com Mesquita. Posteriormente, tendo em vista a pesquisa documental, utilizamos Diários Oficiais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Diretrizes Curriculares e os Projetos desenvolvidos pelos dois programas dispostos nas novas mídias. O estudo apontou que tanto o Núcleo de Arte quanto o Ginásio Carioca de Artes Visuais, na perspectiva de ensino da arte, estimulam a educação estética, em seu sentido mais amplo, considerando os aspectos da arte como um meio de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem amplo e significativo através da proposta triangular (integrando a leitura de imagem, o fazer artístico e a contextualização). Com relação à concepção de tempo integral presente no Núcleo de Arte, entendemos que o tempo escolar se materialize a partir da proposta de aluno em tempo integral, em que o foco do tempo escolar está efetivamente no Aluno. Nesse sentido, a concepção de ampliação do tempo escolar presente no Ginásio Carioca de Artes Visuais se caracteriza como uma proposta de Escola em Tempo Integral e, nesse caso, a ampliação do tempo está ligada à escola. pt_BR
dc.subject.pt Núcleo de arte pt_BR
dc.subject.pt Ginásio Carioca de Artes Visuais pt_BR
dc.subject.pt Tempo integral pt_BR
dc.subject.pt Ensino da arte pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|