DSpace Repository

"Quem disse que sou negro?" : contribuições da sala de leitura para a construção da identidade negra

Show simple item record

dc.contributor.advisor Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.author Ferreira, Lenita dos Santos
dc.date.accessioned 2018-03-05T14:17:23Z
dc.date.available 2018-03-05T14:17:23Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation FERREIRA, Lenita dos Santos. "Quem disse que sou negro?": contribuições da sala de leitura para a construção da identidade negra. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11200
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/32. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title "Quem disse que sou negro?" : contribuições da sala de leitura para a construção da identidade negra pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Souza, Maria Elena Viana
dc.contributor.referee Araújo, Mairce da Silva
dc.contributor.referee Miranda, Claudia
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.fr Identité pt_BR
dc.subject.fr Relations ethniques et raciales pt_BR
dc.subject.fr Littérature pour enfants pt_BR
dc.description.abstractfr Dans cet article, nous présentons chemin parcouru dans la construction de l'action éducative et d'enquête dont la question directrice est: quelles sont les possibilités de construction de l'identité noire du travail dans la salle de lecture? Le sujet a été abordé dans une convergence des besoins académiques et une urgence quotidienne signalé par les étudiants. Les enfants avec qui je travaillais étaient en troisième année de l'école primaire à une école publique de la ville de Rio de Janeiro. La proposition a été réalisée dans la salle de lecture, à partir de des la littérature africainne et afro-brésilienne, ainsi que l'examen d'un court métrage. En cours hebdomadaires, effectuer des groupes de lecture et des discussions visant à discuter et réfléchir sur la noirceur. Reconnaître les identités, la compréhension de la différence comme constitutive de ceux-ci, il est devenu un mouvement d'autonomisation des enfants à travers les relations raciales inégales. Les contextes produites par les textes, trempés avec des éléments culturels, les possibilités d'emploi se sont révélées fertiles dans le domaine de l'éducation pour les relations ethniques raciale. Les expériences avec les enfants indices sujets autorisés qui travaillent dans la salle de lecture apporte des contributions à la construction de l'identité noire. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Apresenta o percurso trilhado na construção do trabalho pedagógico e investigativo cuja questão norteadora foi: quais as possibilidades da construção da identidade negra a partir do trabalho na sala de leitura? O tema surgiu em uma convergência entre a necessidade acadêmica e a urgência do cotidiano sinalizada pelos estudantes. As crianças com quem trabalhei estavam no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade do Rio de Janeiro, situada em um bairro da Zona Norte. A proposta foi realizada no âmbito da Sala de leitura, a partir das literaturas infanto-juvenis africanas e afro-brasileiras, bem como a apreciação de um filme curta-metragem. Nas aulas semanais, realizamos rodas de leitura e conversa que visavam problematizar e refletir sobre a negritude. Reconhecer as identidades, entendendo a diferença como constitutiva destas, tornou-se um movimento de empoderamento das crianças frente às relações raciais desiguais. Os contextos produzidos pelos textos, encharcados de elementos culturais, se mostraram como possibilidades de trabalho férteis no campo da educação para as relações étnico-raciais. As experiências vividas com os sujeitos crianças possibilitaram pistas de que o trabalho na Sala de Leitura traz contribuições para a construção da identidade negra. pt_BR
dc.subject.pt Identidade pt_BR
dc.subject.pt Relações étnico-raciais pt_BR
dc.subject.pt Literatura infanto-juvenil pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|