dc.contributor.advisor |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Lenita dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-05T14:17:23Z |
|
dc.date.available |
2018-03-05T14:17:23Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Lenita dos Santos. "Quem disse que sou negro?": contribuições da sala de leitura para a construção da identidade negra. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11200 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2015/32. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
"Quem disse que sou negro?" : contribuições da sala de leitura para a construção da identidade negra |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Souza, Maria Elena Viana |
|
dc.contributor.referee |
Araújo, Mairce da Silva |
|
dc.contributor.referee |
Miranda, Claudia |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CIÊNCIAS HUMANAS |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Identité |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Relations ethniques et raciales |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Littérature pour enfants |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Dans cet article, nous présentons chemin parcouru dans la construction de l'action éducative et d'enquête dont la question directrice est: quelles sont les possibilités de construction de l'identité noire du travail dans la salle de lecture? Le sujet a été abordé dans une convergence des besoins académiques et une urgence quotidienne signalé par les étudiants. Les enfants avec qui je travaillais étaient en troisième année de l'école primaire à une école publique de la ville de Rio de Janeiro. La proposition a été réalisée dans la salle de lecture, à partir de des la littérature africainne et afro-brésilienne, ainsi que l'examen d'un court métrage. En cours hebdomadaires, effectuer des groupes de lecture et des discussions visant à discuter et réfléchir sur la noirceur. Reconnaître les identités, la compréhension de la différence comme constitutive de ceux-ci, il est devenu un mouvement d'autonomisation des enfants à travers les relations raciales inégales. Les contextes produites par les textes, trempés avec des éléments culturels, les possibilités d'emploi se sont révélées fertiles dans le domaine de l'éducation pour les relations ethniques raciale. Les expériences avec les enfants indices sujets autorisés qui
travaillent dans la salle de lecture apporte des contributions à la construction de l'identité
noire. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Apresenta o percurso trilhado na construção do trabalho pedagógico e investigativo cuja questão norteadora foi: quais as possibilidades da construção da identidade negra a partir do trabalho na sala de leitura? O tema surgiu em uma convergência entre a necessidade acadêmica e a urgência do cotidiano sinalizada pelos estudantes. As crianças com quem trabalhei estavam no terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade do Rio de Janeiro, situada em um bairro da Zona Norte. A proposta foi realizada no âmbito da Sala de leitura, a partir das literaturas infanto-juvenis africanas e afro-brasileiras, bem como a apreciação de um filme curta-metragem. Nas aulas semanais, realizamos rodas de leitura e conversa que visavam problematizar e refletir sobre a negritude. Reconhecer as identidades, entendendo a diferença como constitutiva destas, tornou-se um movimento de empoderamento das crianças frente às relações raciais desiguais. Os contextos produzidos pelos textos, encharcados de elementos culturais, se mostraram como possibilidades de trabalho férteis no campo da educação para as relações étnico-raciais. As experiências vividas com os sujeitos crianças possibilitaram pistas de que o trabalho na Sala de Leitura traz contribuições para a construção da identidade negra. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Relações étnico-raciais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Literatura infanto-juvenil |
pt_BR |