DSpace Repository

A centralidade do esporte e a ampliação da jornada escolar para o tempo integral no contexto do Ginásio Experimental Olímpico/RJ

Show simple item record

dc.contributor.advisor Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
dc.contributor.author Costa, Alex Lauriano da
dc.date.accessioned 2018-03-06T23:22:09Z
dc.date.available 2018-03-06T23:22:09Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation COSTA, Alex Lauriano da. A centralidade do esporte e a ampliação da jornada escolar para o tempo integral no contexto do Ginásio Experimental Olímpico/RJ. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11251
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEdu 2016/05. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A centralidade do esporte e a ampliação da jornada escolar para o tempo integral no contexto do Ginásio Experimental Olímpico/RJ pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
dc.contributor.referee Hora, Dayse Martins
dc.contributor.referee Menezes, Janaina Specht da Silva
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Full time scholl pt_BR
dc.subject.en Sports in the scholl pt_BR
dc.subject.en Experimental Olympic Gymnasium pt_BR
dc.description.abstracten This study investigates the concept of full-time and sports implemented at the Experimental Olympic Gymnasium (GEO). It was created in 2012 as a pilot project in the city of Rio de Janeiro. GEO is an offshoot of the Experimental Gymnasium project, which has started in 2010 with the Carioca Experimental Gymnasium. The research fits within the theme comprehensive and full-time education which has been an object of academic study (Coelho, 2009; Cavaliere, 2009; Brandão, 2009). Because of the current Brazilian educational outlook, the issue has been central in the plans and actions of governments at all levels, raising heated debates. The extension of school hours for full-time in GEOs was justified, therefore, to "give opportunity to students with sports skills to develop their potential, without giving up an education of excellence". The survey introduces, as a problem, the conception of sports and full-time adopted at the Experimental Olympic Gymnasium and which has been set as a general objective to analyze the conception of sport, materialized by the Experimental Gymnasium program in their Olympic side, aiming at the presentation of the concept of full-time of that institution. For that reason, the following objectives has been set: (i) describe the origin of the Olympic Experimental Gymnasiums as public policy of full-time education in the city of Rio de Janeiro; (ii) analyze the concept of full-time education at the GEOs and (iii) analyze the sports design materialized in GEO curriculum. The data collected during this study are based on bibliographical and documentary research. From the analysis, we can infer that the program is based on a contemporary vision of full-time - one that seeks full protection - using high performance sport in order to discover sports talents. It does not provides sports with a critical perspective and ultimately reinforces the consumption of sports culture industry. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo investiga a concepção de tempo integral e de esporte implementados no Ginásio Experimental Olímpico (GEO). Criado em 2012 como um projeto piloto do município do Rio de Janeiro, o GEO é uma ramificação do projeto Ginásios Experimentais, que se iniciou em 2010, com o Ginásio Experimental Carioca. A investigação se insere dentro do tema educação integral e(m) tempo integral que, nos últimos anos, vem sendo objeto de pesquisa no meio acadêmico (Coelho, 2009; Cavaliere, 2009; Brandão, 2009). Com o atual cenário educacional brasileiro, a temática vem ganhando centralidade nos planos e ações dos governos em todas as esferas, gerando calorosas discussões. A ampliação da jornada escolar para o tempo integral nos GEOs foi justificada, assim, para "dar oportunidade aos alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência". A pesquisa traz, como problema, a concepção de esporte e de tempo integral adotada no Ginásio Experimental Olímpico e estabelece, como objetivo geral, analisar a concepção de esporte, materializada pelo programa Ginásio Experimental na sua vertente olímpica, visando à apresentação da concepção de tempo integral dessa instituição. Assim, colocam-se como objetivos específicos: (i) descrever a origem dos Ginásios Experimentais Olímpicos como política pública de tempo integral no Município do Rio de Janeiro; (ii) analisar a concepção de tempo integral presente no GEO e (iii) analisar a concepção de esporte materializada no currículo do GEO. Os dados coletados ao longo deste estudo foram constituídos com base em pesquisa bibliográfica e documental. A partir das análises realizadas, pudemos inferir que o programa se baseia em uma visão contemporânea de educação integral e(m) tempo integral - aquela que visa à proteção integral -, utilizando o esporte de alto rendimento com o objetivo de descobrir talentos esportivos. Essa perspectiva não trata criticamente o esporte e, em última instância, reforça o consumo da indústria cultural esportiva. pt_BR
dc.subject.pt Educação em tempo integral pt_BR
dc.subject.pt Esporte na escola pt_BR
dc.subject.pt Ginásio Experimental Olímpico pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|