dc.contributor.advisor |
Justi, Luis Carlos |
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dc.contributor.author |
Sá, Janaína Paiva Garcia |
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dc.date.accessioned |
2018-03-09T18:21:39Z |
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dc.date.available |
2019-01-01 |
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dc.date.available |
2018-03-09T18:21:39Z |
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dc.date.issued |
2012-03 |
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dc.identifier.citation |
SÁ, Janaína Paiva Garcia. A percussão na obra Museu da Inconfidência de Guerra-Peixe. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64974>. Acesso em: 9 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11328 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2012/02 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A percussão na obra Museu da Inconfidência de Guerra-Peixe |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Percussion in the work Museu da Inconfidência, by Guerra- Peixe |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barrenechea, Lúcia Silva |
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dc.contributor.referee |
Goulart, Gilmar |
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dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro - RJ. |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.en |
Guerra-Peixe |
pt_BR |
dc.subject.en |
Percussion |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museu da Inconfidência |
pt_BR |
dc.subject.en |
Maracatu |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work aims to convey to percussion players the ideas and suggestions regarding
the interpretation of the percussion components in César Guerra-Peixe’s (1914-1993)
composition Museu da Inconfidência (1972) – particularly with respect to the Bass Drum in
movement IV, Restos de um Reinado Negro. Based on information imparted by the composer
himself to Luiz D’Anunciação, who at the time when the piece was being performed by the
Orquestra Sinfônica Brasileira (Brazilian Symphony Orchestra), OSB, personally cleared up
the particularities of executing the composition’s percussion parts with Guerra-Peixe himself.
The experiences acquired by Guerra-Peixe in Recife, Pernambuco, in the 1950s culminated in
his book Maracatus do Recife, published in 1955, which served as an important reference for
this dissertation. The information about Maracatu contained in this document refers to the
time Guerra-Peixe researched it in Recife. The interviews with Luiz D’Anunciação were
extremely valuable to the completion of this work, precisely due to his position as a primary
source of information regarding Guerra-Peixe’s musical thinking, particularly concerning the
composition Museu da Inconfidência. The recording by OSB, under the conducting of Isaac
Karabtchevsky, is an important aural reference point, since the performance was aided by the
direct guidance of Guerra-Peixe in rehearsals, and featured Luiz D’Anunciação as the
orchestra’s principal percussionist. Considering the lack of academic material written on the
subject, this work can serve as a parameter for percussionists, teachers, composers and
conductors. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho tem como objetivo transmitir aos músicos percussionistas as ideias e
sugestões de interpretação da percussão concernentes à obra Museu da Inconfidência (1972),
escrita por César Guerra-Peixe (1914-1993) – em especial ao Bombo Sinfônico do
movimento IV, Restos de um Reinado Negro. Estas se baseiam nas informações transmitidas
pelo próprio compositor a Luiz D’Anunciação, que, à época da execução da obra feita pela
Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), esclareceu pessoalmente com Guerra-Peixe as
particularidades de se executarem os trechos da percussão nessa obra. As experiências
adquiridas por Guerra-Peixe em Recife, Pernambuco, na década de 50, culminaram em seu
livro Maracatus do Recife, publicado em 1955, importante fonte de consulta para a realização
desta dissertação. As informações contidas neste trabalho referem-se ao Maracatu da época
em que Guerra-Peixe o pesquisou em Recife. As entrevistas com Luiz D’Anunciação foram
de extremo valor para a realização deste trabalho, justamente por ser ele uma fonte primária
de informações sobre o pensamento musical de Guerra-Peixe, sobretudo no que se refere à
obra Museu da Inconfidência. A gravação feita pela OSB, sob a regência de Isaac
Karabtchevsky, é uma importante fonte de consulta quando utilizada como referência sonora,
por se tratar de um trabalho que contou com a orientação direta de Guerra-Peixe nos ensaios e
com a participação de Luiz D’Anunciação como chefe do naipe de Percussão daquela
orquestra. Considerando a escassez de material acadêmico escrito sobre o assunto, este
trabalho poderá servir de parâmetro a percussionistas, professores, compositores e regentes. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Guerra-Peixe |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Percussão |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu da Inconfidência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Maracatu |
pt_BR |