| dc.contributor.advisor | Barrenechea, Lúcia Silva | |
| dc.contributor.author | Beserra, Danilo Jatobá | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-12T18:50:18Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-12T18:50:18Z | |
| dc.date.issued | 2012-03 | |
| dc.identifier.citation | BEZERRA, Danilo Jatobá. Sonata para piano n° 1 opus 8 e pó, opús 141 para piano de Linduino Pitombeira: uma abordagem técnico-interpretativa. 2012. 222 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64767>. Acesso em: 12 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11358 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2012/01 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Sonata para piano N.1, opus 8 e Pó, opus 141 para piano de Liduíno Pitombeira : uma abordagem técnico-interpretativa | pt_BR |
| dc.title.alternative | Sonata for piano N.1, opus 8 and Pó, opus 141 for piano of Liduíno Pitombeira: a technical-interpretive approach | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Simões, Nailson de Almeida | |
| dc.contributor.referee | Monteiro, Eduardo Henrique Soares | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Liduino Pitombeira | pt_BR |
| dc.subject.en | contemporary Brazilian music | pt_BR |
| dc.subject.en | works for piano | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This research draws a technical-interpretive approach of two piano works of the composer Liduíno Pitombeira: Sonata for piano N.1, opus 8 and Pó, opus 141. Both works were composed in a gap of seventeen years between them and they show differences in the ambit of the instrumental writing and the treatment of the sound parameters, such as pitch, dynamics, texture and tone color. In Sonata N.1, Pitombeira employs the pitch rows through a traditional musical writing. In Pó, besides the serial technique and the pitch parameter, the composer explores new forms of sonority and of piano playing with the use of extended piano techniques. The main goal is to show discussions about the interpretive aspects of the referred works in form of analysis. The author chose the method of pragmatic conception for writing the chapters of this dissertation according to John W. Creswell (2010), since the analysis were performed based on his experience as an interpreter of the works and supported by relevant works for the discussion of the approached subjects. These works are Sonata Forms (1988) of Charles Rosen and the thesis Extended Piano Techniques: in Theory, History and Performance Practice (2009) of Luk Vaes. Other analyses of structural nature complement the description of the works, though with less emphasis. Among the obtained results, the author of this dissertation identified some of the resources and the idiomatic characteristics in the composer’s repertoire that can be considered as peculiar to his compositional style – elements from the national music and the universal music. The discussions presented in this work offer alternatives for those involved with the performance practice – especially the pianists – who wish to know more about the repertoire and the piano writing of Pitombeira. This dissertation also counts on the support of interviews made with the composer, listing of works and awards up to the present day and scores of the mentioned works. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta dissertação traça uma abordagem técnico-interpretativa de duas obras para piano do compositor Liduíno Pitombeira: Sonata para piano N.1, opus 8 e Pó, opus 141. As duas obras foram concebidas em intervalo de dezessete anos entre ambas e mostram diferenças nos âmbitos da escrita instrumental e do tratamento dos parâmetros do som, como altura, dinâmica, textura e timbre. Em Sonata N.1, Pitombeira emprega o serialismo de alturas através da escrita tradicional e, em Pó, além da técnica serial e do parâmetro altura, o compositor explora novas formas de sonoridade e de execução pianística com o emprego de técnicas estendidas. O objetivo principal é o de apresentar discussões sobre os aspectos interpretativos das referidas obras sob forma de análises. O autor elegeu o método de concepção pragmática para a composição dos capítulos desta dissertação segundo John W. Creswell (2010), uma vez que as análises foram realizadas a partir de sua experiência como intérprete das obras e embasadas com obras relevantes para a discussão dos assuntos abordados, como Sonata Forms (1988) de Charles Rosen e a tese Extended Piano Techniques: in Theory, History and Performance Practice (2009) de Luk Vaes. Outras análises de cunho estrutural complementam a descrição das obras, porém com menor ênfase. Dentre os resultados obtidos, o autor desta dissertação identificou alguns dos recursos e características da escrita idiomática presentes na obra do compositor como peculiares a seu estilo composicional – elementos oriundos da música nacional e da música universal. As discussões apresentadas propõem alternativas para aqueles envolvidos com a prática interpretativa – em especial, os pianistas – que almejam conhecer um pouco mais do repertório e da escrita pianística de Pitombeira. Esta dissertação também conta com o apoio de entrevistas realizadas com o compositor, listagens de obras compostas e prêmios recebidos até o momento atual e as partituras das obras supracitadas. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Liduino Pitombeira | pt_BR |
| dc.subject.pt | música contemporânea brasileira | pt_BR |
| dc.subject.pt | obras para piano | pt_BR |