dc.contributor.advisor |
Rónai, Laura Tausz |
|
dc.contributor.author |
Figueiredo, Bruno Correia de |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-13T16:06:41Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-03-13T16:06:41Z |
|
dc.date.issued |
2011-08 |
|
dc.identifier.citation |
FIGUEIREDO, Bruno Correia de. As tocatas para alaúde de Giovanni Girolamo Kapsperger e suas possibilidades interpretativas. 2011. viii, 220p. Tese (Doutorado em Música) - Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64734>. Acesso em: 13 mar. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11368 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2011/08 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
As Tocatas para Alaúde de Giovanni Girolamo Kasperger e suas Possibilidades Interpretativas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The toccatas for Lute by Giovanni Girolamo Kapsperger and their Interpretive Possibilities |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Les Toccatas pour Luth de Giovanni Kapsberger et leurs interprétations possibles. 2011. |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Barancoski, Ingrid |
|
dc.contributor.referee |
Vetromilla, Clayton Daunis |
|
dc.contributor.referee |
Garcia, Thomas |
|
dc.contributor.referee |
Holler, Marcos |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Música |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80303005 MÚSICA |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística, Letras e Artes |
pt_BR |
dc.subject.en |
Toccata |
pt_BR |
dc.subject.en |
Kapsperger |
pt_BR |
dc.subject.en |
Interpretation |
pt_BR |
dc.subject.en |
Lute |
pt_BR |
dc.subject.en |
Archlute |
pt_BR |
dc.subject.en |
Theorbized Lute |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Toccata |
pt_BR |
dc.subject.fr |
Kapsberger |
pt_BR |
dc.subject.fr |
interprétation |
pt_BR |
dc.subject.fr |
luth |
pt_BR |
dc.subject.fr |
archiluth |
pt_BR |
dc.subject.fr |
luth attiorbato |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is a discussion of the interpretive possibilities for the lute toccatas by Giovanni Girolamo Kasperger (1580-1651). Following the modern idea of informed historical performance, two of the eight toccatas from the Libro Primo D‟intavolatura di Lauto (First Book of Tablature for the Lute, Rome, 1611) were selected and analyzed, shedding light on their tonal structures, appropriate tuning systems, techniques of execution, interpretation of the original notation, and style. The discussion includes diverse related topics regarding the composer and his time, including: biographical data; a brief history of the lute up to the seventeenth century; the principal characteristics of the lute repertory of the seicento; the 1611 edition and its notation; the origins of the seventeenth-century toccata; and the performance techniques required in the Libro Primo di Lauto. The results of the analysis indicate a diversity of technical and interpretative approaches, allowing for new understanding of toccatas for lute by Kapsperger and his contemporaries. |
pt_BR |
dc.description.abstractfr |
Le but de cette thèse est de discuter les possibilités d‟interprétation des toccatas pour luth de Giovanni Kasperger (1580-1651). Suivant le concept moderne d‟exécution historiquement informée, deux des huit toccatas faisant partie du Libro Primo D‟intavolatura di Lauto (Rome, 1611) ont été sélectionnées et analysées à la lumière de leur architecture tonale, tempérament le plus approprié, techniques d‟exécution, interprétation de la notation originale, et style. La thèse est complémentée par plusieurs topiques qui se rapportent à l‟auteur et à son époque, telles que ses données biographiques; un bref historique du luth jusqu‟au XVIIe siècle; les principales caractéristiques du répertoire de luth du seicento ; l‟édition de 1611 et sa forme de notation ; l‟origine de la toccata du XVIe siècle et les techniques d‟éxécution employées dans les toccatas du Libro Primo di Lauto. Le résultat des analyses a révélé toute une diversité d‟approches techniques et interprétatives, ouvrant un espace à de nouvelles spéculations au sujet des toccatas pour luth de Kapsperger et de ses contemporains. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta tese tem por finalidade discutir as possibilidades de interpretação das tocatas para alaúde de Giovanni Girolamo Kasperger (1580-1651). Seguindo o conceito moderno de execução historicamente informada, duas entre as oito tocatas pertencentes ao Libro Primo D‟intavolatura di Lauto (Roma, 1611) foram selecionadas e analisadas à luz de sua arquitetura tonal, temperamento mais apropriado, técnicas de execução, interpretação da notação original e estilo. A tese é complementada por diversos tópicos relacionados com o autor e sua época, tais como seus dados biográficos; um breve histórico do alaúde até o século XVII; as principais características do repertório alaudístico do seicento; a edição de 1611 e sua forma de notação; a origem da tocata seiscentista e as técnicas de execução empregadas nas tocatas do Libro Primo di Lauto. O resultado das análises apontou para uma diversidade de abordagens técnicas e interpretativas, abrindo espaço para novas especulações a respeito das tocatas para alaúde de Kapsperger e de seus contemporâneos. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Tocata |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Kapsperger |
pt_BR |
dc.subject.pt |
interpretação |
pt_BR |
dc.subject.pt |
alaúde |
pt_BR |
dc.subject.pt |
arciliuto |
pt_BR |
dc.subject.pt |
liuto attiorbato |
pt_BR |