DSpace Repository

Fixando uma gramática : Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.author Bittar, Iuri Lana
dc.date.accessioned 2018-03-14T18:47:00Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-03-14T18:47:00Z
dc.date.issued 2011-04
dc.identifier.citation PONTES, Francini Barros. Fabulações. 2012. 146f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Rio de Janeiro. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11386
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Fixando uma gramática : Jayme Florence (Meira) e sua atividade artística nos grupos Voz do Sertão, Regional de Benedito Lacerda e Regional do Canhoto pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Aragão, Pedro de Moura
dc.contributor.referee Taborda, Marcia Ermelinda
dc.contributor.referee Braga, Luiz Otávio
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro - RJ. pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Meira pt_BR
dc.subject.en Acompanhamento pt_BR
dc.subject.en Samba pt_BR
dc.subject.en Regionais pt_BR
dc.subject.en Benedito Lacerda pt_BR
dc.subject.en Canhoto pt_BR
dc.description.abstracten Analysis of the accompaniments of samba, performed by Florencio, Jayme Thomaz, also known as Meira, in three distinct periods: (1) in 1928-1929, while guitarist of the group Voz do Sertão (Voice of the Wilderness), (2) between 1937 and 1950, when he was a member of the Regional de Benedito Lacerda, and (3) from 1951 until 1980, in which Meira participated in the Regional do Canhoto. Each of these three periods consists of the three dissertation chapters, that deals with the historical context around the selected repertoire available from the viability of clear listening to accessible recordings. Some concepts on the methodology developed by Philip Tagg were used as an analytical tool of the recordings chosen for analysis. Through the transcripts and descriptions of "musemes" (related to rhythmic, melodic and harmonic aspects) some elements that belong to an especific samba accompanying gramar are highlighted inside Meira's accompanying. Biographical and historical aspects are also discussed in this work. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Análise dos acompanhamentos de samba, executados por Jayme Thomaz Florêncio, o Meira, em três períodos distintos: (1) 1928-1929, enquanto violonista do grupo Voz do Sertão; (2) entre 1937 e 1950, quando era integrante do Regional de Benedito Lacerda; e (3) a partir de 1951 até aproximadamente 1980, no qual participava do Regional do Canhoto. Cada um desses períodos compõe respectivamente os três capítulos da dissertação, que trata da contextualização histórica em torno do repertório selecionado a partir da viabilidade de escuta do mesmo nas gravações disponíveis. Alguns conceitos da metodologia elaborada por Phillip Tagg foram utilizados como ferramenta analítica das gravações eleitas para as análises. Através das transcrições e descrições de “musemas” (relacionados a aspectos rítmicos, melódicos e harmônicos) elementos pertencentes a uma gramática específica de acompanhamento de samba são destacados dentro dos acompanhamentos realizados por Meira. Aspectos históricos e biográficos também são discutidos no decorrer do trabalho. pt_BR
dc.subject.pt Meira pt_BR
dc.subject.pt Acompanhamento pt_BR
dc.subject.pt Samba pt_BR
dc.subject.pt Regionais pt_BR
dc.subject.pt Benedito Lacerda pt_BR
dc.subject.pt Canhoto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|