| dc.contributor.advisor | Costa Filho, José da | |
| dc.contributor.author | Piragibe, Mario Ferreira | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-14T18:55:12Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-14T18:55:12Z | |
| dc.date.issued | 2011-11-04 | |
| dc.identifier.citation | PIRAGIBE, Mario Ferreira. Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas de teatro de animação do Brasil. 2012. 399 fl. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25130>. Acesso em: 14 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11390 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DT 2011/08 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas de teatro de animação no Brasil. | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Lima, Tatiana da Motta | |
| dc.contributor.referee | Merisio, Paulo Ricardo | |
| dc.contributor.referee | Beltrame, Valmor Nini | |
| dc.contributor.referee | Alcure, Adriana Scheneider | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro - RJ. | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The present thesis proposes to undertake an investigation about the transformations perceived over the scenic poetics on the so-called animation theatre or animated forms theatre, taken from the deployments and works of the actor operator. It also takes under consideration the use of the operator on sight as a recurrence on the recent practices seen in investigative puppetry companies works. Posing a general wonder about if puppetry can be seen as a specific and unique genre in the scope of the theatrical arts, this study considers the recent tranformations perceived over the puppetry practices as examples to a movement towards the indefinition of the frontiers that separate the different configurations on theatrical performance. Therefore, the study investigates the actor´s roles and understandings over the animated set, as to consider his contributions to animations´ conceptual transformations, but also on the thematic and dramaturgic motivators raised by his presence, and also over aspects of training and technic that identify and/or deviates the work of the actor in puppetry with the theatrical acting. | pt_BR |
| dc.description.abstractfr | Cette thèse est destinée à entraîner une investigation des transformations perçus sur les poétiques de scène dans le soi-disant théâtre d´animation ou théâtre des formes animées à partir des modes de présentation e emploi de l´acteur operateur. Cette étude comprend aussi le recours de l´acteur met sur la visage du public comme une recurrence dans les pratiques des companies brésiliennes contemporaines dans le théâtre d´animations qui font des investigations de language. Le travail part de l´enquête sua si le théâtre de marionnettes peut être compris comme un comme un genre distinct du panorama général de l'art théâtral, l'étude considère les récents changements dans les pratiques d´animation comme démonstrations d'un mouvement qui brouille les frontières entre les modes de présentation dans le théâtre. Ainsi l'étude vise à renseigner sur les fonctions et les compréhensions de l'acteur sur la scène animée à l'égard de leur contribution à la mobilité des concepts dans l'animation, mais aussi à l´égard de la motivation des thématiques et dramaturgies qui sa présence soulève, et sur les questions de technique et de formation qui permettent d'identifier ou non le travail de l´acteur dans le théâtre d´animation et dans le théâtre d´acteurs. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta tese se propõe a investigar as transformações percebidas nas poéticas cênicas do que se convencionou chamar teatro de animação ou de formas animadas à luz dos modos de apresentação e trabalho do ator operador, compreendendo o recurso do ator à vista como uma recorrência nas práticas das companhias de teatro de animação brasileiras contemporâneas mais propensas a empreender investigações sobre a linguagem. Partindo de indagações acerca da especificidade do teatro de animação como gênero apartado do panorama geral da arte teatral, o estudo considera as transformações recentes percebidas nas práticas de animação como demonstrações de um movimento de indefinição das fronteiras entre as modalidades de apresentação em teatro. Dessa forma o estudo se põe a indagar acerca das funções e entendimentos do ator sobre a cena animada no que diz respeito à sua contribuição para a mobilidade dos conceitos em animação, mas também naquilo que toca aos motivadores temático-dramatúrgicos que a sua presença suscita, e sobre as questões de treinamento e técnica que identificam e/ou afastam o seu trabalho da atuação teatral. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Processos e métodos de construção cênica | pt_BR |