| dc.contributor.advisor | Gandelman, Salomea | |
| dc.contributor.author | Batalha, Rodrigo Serapião | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-15T18:34:34Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-15T18:34:34Z | |
| dc.date.issued | 2011-01 | |
| dc.identifier.citation | BATALHA, Rodrigo Serapião. Orquestra de garrafas: uma experiência de ensinar e aprender música. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=65110>. Acesso em: 15 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11395 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/03 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Orquestra de garrafas : uma experiência de ensinar e aprender música | pt_BR |
| dc.title.alternative | Bottles Orchestra: an experiment in music teaching and learning | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Fernandes, José Nunes | |
| dc.contributor.referee | Moraes, Marcos Ribeiro de | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | linguística, letras e artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Music Education | pt_BR |
| dc.subject.en | Alternative Musical Instruments | pt_BR |
| dc.subject.en | Rhythm | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This dissertation focuses on the Bottles Orchestra, a program of musical education involving children and adolescents existing since 2004 in the city of Serra, state of Espirito Santo. Utilizing plastic bottles, wind (aerophones) and percussion (idiophones) musical instruments were created, having determined or indetermined pitch. Having created and developed this experiment, I have expanded my dissertation in the shape of a practice-research, presenting the principles that shape the musical education of the participants. The research involves the systematic description and classification of the musical instruments produced, as well as an ethnographic study that analyses the historical background of this venture, the profile of the children and adolescents involved and their socio-cultural background. Our theoretical framework involves Moraes, Fernandes and Swanwick, and we investigate questions related to musical education and musical theory/language, hoping to contribute to a discussion of the pedagogic and musical activities of the group. As regards theory and musical language, we consider rhythm as the fundamental structure in musical performance/perception and this demands a capacity of orientation in a pulsating system that ensures locating the positions of sound attacks, in contraposition to the recurrent concept of duration as a sound parameter that characterizes rhythm. In the field of musical education we criticize some aspects of the socalled conservatorial model in music teaching, adopting instead a contextualized model to study the Bottles Orchestra enterprise. Our results open doors for other proposals in the field of musical education/learning and for discussions of public policies in musical teaching. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta dissertação tem como foco a Orquestra de Garrafas, um programa de educação musical envolvendo crianças e adolescentes, em desenvolvimento desde 2004, na cidade de Serra, Espírito Santo. A partir da utilização de garrafas plásticas foram criados instrumentos musicais de sopro (aerofones) e de percussão (idiofones) com altura determinada e indeterminada. Enquanto idealizador e coordenador dessa experiência, desenvolvi a dissertação na forma de uma pesquisa-ação, apresentando princípios que norteiam a educação musical dos participantes. A pesquisa envolve a sistematização e classificação dos instrumentos musicais produzidos, bem como uma etnografia que analisa a retrospectiva histórica da experiência, o perfil dos adolescentes e crianças nela envolvidos e seu ambiente sociocultural. Em nosso referencial teórico, basicamente a partir de Moraes, Fernandes e Swanwick, investigamos respectivamente questões relativas à educação musical e à teoria/linguagem musical, com a perspectiva de subsidiar uma discussão em torno das atividades pedagógicas e musicais praticadas no grupo. No que concerne à teoria/linguagem musical, reconhecemos no ritmo a estrutura mais fundamental da execução/percepção em música, que demanda, por sua vez, uma capacidade de orientação em um sistema pulsativo que garante a localização das posições dos ataques sonoros, em contraposição à recorrente ideia de duração como um parâmetro sonoro que fundamenta o ritmo. No campo da educação musical, criticamos alguns aspectos do chamado modelo conservatorial de ensino da música, adotando uma concepção contextualista para abordar a experiência da Orquestra de Garrafas. Os resultados abrem portas para outras propostas referentes ao ensino/aprendizagem em música e para discussões acerca de políticas públicas de educação musical. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Educação Musical | pt_BR |
| dc.subject.pt | Instrumentos Musicais Alternativos | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ritmo | pt_BR |