dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.author |
Couto, Christiane Oliveira de Magalhães |
|
dc.date.accessioned |
2018-03-16T22:11:50Z |
|
dc.date.available |
2018-03-16T22:11:50Z |
|
dc.date.issued |
2017-04-28 |
|
dc.identifier.citation |
COUTO, Christiane Oliveira de Magalhães. Seleção, descarte e narrativa: construção de memórias por meio de imagens televisivas. 2017. 120 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11408 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2017/11. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Seleção, descarte e narrativa : construção de memórias por meio de imagens televisivas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.referee |
Silva Filho, Wilson Oliveira da |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
Discard |
pt_BR |
dc.subject.en |
Soap Opera |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This research discusses the concepts of Heritage and includes the soap opera in the Brazilian Cultural Heritage, as it is recognized by the society and has social influence. It highlights the main institutions and safeguard measures that intent to preserve audiovisual collections. This study conceptualizes the narrative as a means of transmitting memories, focusing on the soap opera narratives. It reflects about the collecting practices as an attempt by man to ensure permanence against the inevitability of physical death. Describes the video editing process based on the analysis of soap operas that are re-edited to international customers. It performs a comparison between the included/ discarded contents in video editing and practices established in Collections Development Policies of memory institutions, identifying some similar criteria in both procedures. It
concludes that when a video editor selects, discards and re-signifies scenes, he becomes a guardian of an imaginary memory, formed by a new narrative that transcends Brazilian borders to be told in other countries. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Apresenta questões referentes ao conceito de Patrimônio e inclui a telenovela como pertencente ao Patrimônio Cultural brasileiro, na medida em que é reconhecida pelo público e possui influência social. Destaca as principais instituições e medidas de salvaguarda concernentes aos acervos audiovisuais. Conceitua a narrativa como um meio de transmissão de memórias, enfocando nas narrativas contidas nas telenovelas. Reflete sobre as práticas colecionistas como uma tentativa do homem em garantir perenidade frente à inevitabilidade da morte física. Descreve como é realizado o processo de edição de imagens a partir da análise de telenovelas que são reeditadas para o mercado internacional. Realiza uma comparação entre as inclusões e descartes de conteúdo efetuados durante a edição e as práticas estabelecidas em Políticas de Desenvolvimento de Coleções de instituições de memória, identificando alguns critérios semelhantes em ambos os procedimentos. Conclui que, no trabalho do editor de imagens, quando este seleciona, descarta e ressignifica cenas, passa a ser um guardião de uma memória imagética, formada por uma nova narrativa (dividida em capítulos de telenovelas) que ultrapassa as fronteiras brasileiras e passa a ser contada em outros lugares. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Descarte |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Telenovela |
pt_BR |