| dc.contributor.advisor | Pinheiro, Paulo | |
| dc.contributor.author | Moreira, José Estevão | |
| dc.date.accessioned | 2018-03-19T18:04:50Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-03-19T18:04:50Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.identifier.citation | MOREIRA, José Estevão. O que é isso que chamam de música?: investigações filosóficas sobre linguagem música e educação. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2011, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64965>. Acesso em: 15 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11411 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2011/06 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | O que é isso que chamam de música? Investigações filosóficas sobre linguagem música e educação / José Estevão Moreira. | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro - RJ. | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A presente dissertação se propõe a realizar uma ?investigação filosófica? sobre música, linguagem e educação a partir da pragmática wittgensteiniana1. No entanto, tal delimitação ? música, linguagem e educação ? seria insuficiente para dar a tônica da investigação aqui realizada, pois a abrangência deste recorte poderia escapar por entre os dedos, devido à sua dimensão e volatilidade. Mesmo antes de definir os campos da filosofia, música e educação aqui estudados, é preciso dizer que a presente pesquisa tem como proposta a apresentação de uma abordagem da educação musical do ponto de vista da linguagem. A hipótese motriz deste trabalho reside na suspeita de que a palavra ?música? ? e todo um léxico ? evoca diversas e até divergentes concepções, que não são possíveis de se conhecer senão na práxis, nas ações, e tais questões são consideradas a partir dos conceitos de jogos de linguagem, formas de vida e o argumento da impossibilidade de uma linguagem privada, de Wittgenstein. Desenvolve-se, a partir do conceito dos jogos de linguagem, a ideia de que pressupostos tácitos são partilhados em contextos específicos, nos quais se empregue a palavra ?música?. Problematiza-se também a corriqueira ideia de ?linguagem musical? ? a partir das diferentes concepções de linguagem ? bem como suas implicações para o campo da música e da educação abrangendo assim a dimensão ética e estética da educação musical a partir da ótica wittgensteiniana. Trata-se, portanto do campo dos valores, daquilo que não se diz e que é silenciado não podendo ser enunciado. A partir destas questões, busca-se pensar em algumas propostas para a educação e, sobretudo, para a educação musical. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Educação Musical | pt_BR |
| dc.subject.pt | Filosofia da linguagem | pt_BR |
| dc.subject.pt | Wittgenstein | pt_BR |
| dc.subject.pt | Pragmática | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ética e estética | pt_BR |