DSpace Repository

A sanfona na cena musical carioca

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lins, Elizabeth Travassos
dc.contributor.author Araújo, Joana de Cássia Santos Araujo
dc.date.accessioned 2018-04-02T21:46:06Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-04-02T21:46:06Z
dc.date.issued 2010-08
dc.identifier.citation ARAÚJO, Joana de Cássia Santos. A sanfona na cena musical carioca. 2010. 114f. Dissertação (Mestrado em Música), Rio da Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=64958>. Acesso em: 26 mar. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11464
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/12 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A sanfona na cena musical carioca pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ulhôa, Martha Tupinambá de
dc.contributor.referee Salgado, José Alberto
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística, Letras e Artes pt_BR
dc.subject.en Accordion pt_BR
dc.subject.en Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas pt_BR
dc.subject.en Forró pt_BR
dc.description.abstracten Between 1950 and 1990, in the capital cities of central-southern Brazil, the musical genre “forró” has known periods of huge success as well as deep oblivion. In the 1990’s, “forró” came back to light thanks to the middle-class youth of Rio de Janeiro. They created a movement called forró universitario, which showed a growing interest in “forró” and northeastern culture. The hype around “forró” awakened interest among young people to play the genre's traditional instruments, such as the accordion. This instrument has experienced both prestige and decline in Brazilian popular music. Now, considering the “end” of the forró universitário movement, one can ask; where in Rio de Janeiro can you find the accordion and its players? To answer this question, an ethnographic study of live musical activities in Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (a stronghold of northeastern culture in the capital), and other music clubs in Rio, was completed. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Entre 1950 e 1990, o forró experimentou, nas capitais da região centro-sul do Brasil, uma trajetória de sucesso intercalado com períodos de esquecimento. Um dos movimentos mais destacados neste processo foi o forró universitário (na década de 1990), caracterizado pela redescoberta do forró e da cultura nordestina por jovens de classe média carioca. O modismo criado em torno do forró despertou nesses jovens o interesse em tocar instrumentos pouco valorizados, entre eles, a sanfona, que conheceu épocas de prestígio e desprestígio na música popular. Levando em consideração o “fim” do forró universitário, quais seriam os lugares que têm solicitado a presença da sanfona e, portanto, do sanfoneiro no Rio de Janeiro dos dias atuais? Para responder a esta pergunta, realizou-se uma etnografia das atividades musicais ao vivo em que se faz presente a sanfona, tanto no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (reduto da cultura nordestina na capital) quanto em outros espaços musicais cariocas. pt_BR
dc.subject.pt Sanfona pt_BR
dc.subject.pt Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas pt_BR
dc.subject.pt Forró pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|