| dc.contributor.advisor | Leite, Vania Dantas | |
| dc.contributor.author | Mendes, Doriana | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-02T21:48:57Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-04-02T21:48:57Z | |
| dc.date.issued | 2010-03 | |
| dc.identifier.citation | MENDES, Doriana. Versatilidade do intérprete contemporâneo: uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25147>. Acesso em: 26 mar. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11470 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MM 2010/08 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Versatilidade do intérprete contemporâneo : uma abordagem interpretativa de três obras brasileiras para voz e cena | pt_BR |
| dc.title.alternative | Versatility of the Contemporary Performer: an interpretative approach to three Brazilian works for voice and scene | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Lucas, Marcos Vieira | |
| dc.contributor.referee | Velloso, Rodrigo Cicchelli | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro - RJ. | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Contemporary Singing | pt_BR |
| dc.subject.en | Music Theater | pt_BR |
| dc.subject.en | Languages Interactivity | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This study addressed performance issues related to vocal contemporary works that necessarily entail additional artistic crafts, such as stage acting and dancing. Three pieces, composed in Brazil in the period between 1997 and 1999 by composers Jocy de Oliveira, Vania Dantas Leite and Marisa Rezende were focused. In all of them, the author of this research worked as a soloist in the debut performance. The creative role of the performer in the final conception of the work was described and discussed. Different analytical approaches were employed, according to the works' structures and the nature of the musical and extra-musical demands. The documentation comprised interviews with the composers and performers that worked on further concerts. The artistic profile of the performer and his/her functions was drawn for each work, revealing a wide variety of tasks to be accomplished, consistently extrapolating the usual atributions of professional singers, even those with an academic background. One of the goals for this research was to deepen the interaction of different languages in performing arts, resulting in an effective contribution to the study of Brazilian contemporary vocal music, an area that still remains little studied. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Este estudo destinou-se a questões relacionadas à performance de obras vocais contemporâneas que necessariamente requerem tarefas artísticas adicionais, como atuar teatralmente e dançar. Foram enfocadas três peças vocais contemporâneas, compostas no Brasil, entre 1997 e 1999, pelas compositoras Jocy de Oliveira, Vania Dantas Leite e Marisa Rezende. Em todas as obras a autora desta pesquisa atuou como solista. O papel de colaborador do intérprete na concepção final das obras foi descrtito e discutido. Foram utilizadas diferentes abordagens analíticas de acordo com a estrutura das obras e a natureza específica das demandas musicais e extra-musicais. A documentação incluiu entrevistas gravadas com as compositoras das obras assim como seus posteriores intérpretes. Foi traçado um perfil artístico do intérprete e suas funções em cada obra, que demonstrou demandas diversificadas em tais produções, invariavelmente extrapolando as atribuições usuais dos cantores profissionais, mesmo os de formação acadêmica. Um dos objetivos desta investigação foi o de aprofundar questões sobre a interação de diferentes linguagens nas artes performático-musicais, resultando numa efetiva contribuição aos estudos sobre a produção vocal brasileira contemporânea, que se mostram ainda escassos. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Canto Contemporâneo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Teatro Musical | pt_BR |
| dc.subject.pt | Interatividade de Linguagens | pt_BR |