dc.contributor.advisor |
Gondar, Jô |
|
dc.contributor.author |
Pereira, Andiara Ramos |
|
dc.date.accessioned |
2018-04-04T13:31:49Z |
|
dc.date.available |
2018-04-04T13:31:49Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
RAMOS PEREIRA, Andiara. O corpo é o que nos resta: pornoterror e performance, resistência e feminismo. 2017. 111 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-). |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/11480 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2017/16. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
N/A |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O corpo é o que nos resta : pornoterror e performance, resistência e feminismo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gondar, Jô |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MEMÓRIA SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.en |
Body |
pt_BR |
dc.subject.en |
Gender |
pt_BR |
dc.subject.en |
Feminism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Political Resistance |
pt_BR |
dc.subject.en |
Performing Arts |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This dissertation is composed of five articles that deal with the relations between body, gender, feminist resistances and poetic languages in the contemporary world. In the first article, I analyze two aesthetic-political actions carried out by Coletivo Coiote. These are: public masturbations with sacred images at the Slutwalk Rio (2013) and the vaginal sewing at the party Xereca Satânik (2014). In the second article, I approach the problem of life at the identity frontiers, thinking about how the intersection of oppression modifies gender studies and feminist practices, since it opens up other possibilities for understanding of the bodies and fighting against violence by organized militancy. The third article is a development of the second, as I deepen the research on the intersectionality of oppression in a specific case study. Which is: the modus operandi of the Coletiva Feminista Maria Bonita RJ, an autonomous and intersectional feminist organization of which I am a co-founder and active member. The fourth article, in turn, presents a discussion about body, abjection and precariousness starting with the video-performance American Reflexxx (2013), by Signe Pierce and Alli Coates. Finally, the fifth and final article is a continuation of the fourth. In it, I develop the notion of body antimonument as a result of a reflection on the experience of trauma and the absence of a glorifying past, conditions that appear in works of artists such as Robert Smithson, Esther Shalev and Jochen Gerz. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
N/A |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação é composta por cinco artigos que tratam das relações entre corpo, gênero, resistências feministas e linguagens poéticas na contemporaneidade. No primeiro artigo, analiso duas ações estético-políticas realizadas pelo Coletivo Coiote. A saber: as masturbações públicas com imagens sacras na Marcha das Vadias do Rio de Janeiro (2013) e a costura vaginal na festa Xereca Satânik (2014). No segundo artigo, abordo o problema da vida nas fronteiras identitárias, pensando o modo como a intersecção da opressão modifica os estudos de gênero e práticas feministas, uma vez que abre outras possibilidades de compreensão dos corpos e de combate à violência pela militância organizada. O terceiro artigo é um desenvolvimento do segundo, pois aprofundo a investigação acerca da interseccionalidade da opressão em um estudo de caso específico. Qual seja: o modus operandi da Coletiva Feminista Maria Bonita RJ, organização feminista autônoma e interseccional da qual sou co-fundadora e membro ativo. O quarto artigo, por sua vez, apresenta uma discussão sobre corpo, abjeção e precariedade tendo como ponto de partida a vídeo-performance American Reflexxx (2013), de Signe Pierce e Alli Coates. Por fim, o quinto artigo é um desdobramento de algumas ideias contidas no artigo anterior. Nele, desenvolvo a noção de antimonumento do corpo como resultado de uma reflexão sobre a experiência do trauma e a ausência de um passado glorificante, condições que aparecem em trabalhos de artistas como Robert Smithson, Esther Shalev e Jochen Gerz. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Corpo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Feminismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Resistência Política |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Performance |
pt_BR |