| dc.contributor.advisor | Coelho, José Luiz Ligiéro | |
| dc.contributor.author | Alves, Carlos Roberto dos Santos | |
| dc.date.accessioned | 2018-04-13T15:38:41Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-04-13T15:38:41Z | |
| dc.date.issued | 2009-08 | |
| dc.identifier.citation | ALVES, Carlos Roberto Dos Santos. Hip hop na comunidade Fé em Deus: transformações sociais e mudanças culturais por meio das artes. 2009. 118 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2009., Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=25047>. Acesso em: 12 abr. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11503 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2009/13 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Hip Hop na comunidade Fé em Deus: transformações sociais e mudanças culturais por meio das artes | pt_BR |
| dc.title.alternative | Hip Hop Carioca: social change and cultural change in peripheral communities through the body | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Bento, Maria Ramos Neherer | |
| dc.contributor.referee | Saenz, Luiz Alberto | |
| dc.degree.department | Arquivo Central | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80305008 TEATRO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.subject.en | Community | pt_BR |
| dc.subject.en | Periferia | pt_BR |
| dc.subject.en | Performance | pt_BR |
| dc.subject.en | street culture | pt_BR |
| dc.subject.en | Hip Hop | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The dissertation deals with the Hip Hop community developed by Carioca "Faith in God" in the town of Chatuba in Nilópolis, Baixada Fluminense. Discusses the social and artistic community on the performative impact created by groups of young people from the periphery. When searching the cultural movement - the Hip Hop Carioca - naturally try to investigate other languages, such as the painting (in the case, the graffiti) in the performance of youth on the periphery (the community "Faith in God"), which is noticeable in their artistic activities, the similarity with the poetry and the melodies found in "Rap", which often in the form of expression, has a tone of protest, which does not cancel the next play, the young dreamer and naïve. In the case of young people on the periphery because they have less voice, the body then becomes the instrument of social transformation and realize that, through dance, in this case, the "Break" works as a communication channel between your universe universe and socially included. The act to express themselves artistically by dance offers young people a condition of emphasis, especially within his community, which makes them feel valued and, consequently, more secure, even broken by society, are aware that as artists, will open some doors in the path of inclusion. The movement of street culture does not yet have their own theory of ideas, because, when he appropriates the various tricks and methods that are used are included in some factors, such as the ideas proposed by thinkers, teachers, intellectuals suitability for the cultural universe, where it perfectly the movement of Hip Hop. This happens to be the expression of a Hip Hop street culture contemporary with a focus on young and, especially, run by the couple, although there are still some points to be successful and others, yet in complete disagreement, which leads to arrhythmias between the action and the thinking of practitioners. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | A dissertação aborda o Hip Hop Carioca desenvolvido pela comunidade ”Fé em Deus”, na localidade da Chatuba, em Nilópolis, Baixada Fluminense. Discute os aspectos sociais e artísticos da comunidade em relação ao impacto performático criado pelos grupos de jovens da periferia. Ao pesquisar o movimento cultural – o Hip Hop Carioca – naturalmente busca-se investigar outras linguagens, como por exemplo, a pintura (no caso, o Grafitte) nas performances dos jovens da periferia (a comunidade “Fé em Deus”), que é perceptível, em suas atuações artísticas, a semelhança com as poesias e as melodias encontradas no “Rap” que, muitas vezes, na sua forma de expressão, tem um tom de protesto, o que não anula o lado lúdico, sonhador e ingênuo do jovem. No caso dos jovens da periferia, por terem menos voz ativa, o corpo então passa a ser o seu instrumento de transformação social e percebem que, através da dança, neste caso, o “Break” funciona como um canal de comunicação entre o seu universo e o universo socialmente incluído. O ato de se expressarem artisticamente pela dança propicia aos jovens uma condição de destaque, principalmente, dentro da sua comunidade, o que os faz se sentirem valorizados e, consequentemente, mais seguros, mesmo ainda discriminados por parte da sociedade, têm consciência de que, como artistas, terão algumas portas abertas no caminho da inclusão. O movimento de cultura de rua ainda não dispõe de idéias teóricas próprias, até porque, no momento ele se apropria de diversos artifícios e se utiliza de métodos que estão inclusos em alguns fatores como, por exemplo, as idéias propostas por pensadores, professores, intelectuais para a adequação ao universo cultural, onde cabe perfeitamente o movimento do Hip Hop. Isto acontece por ser o Hip Hop uma expressão de cultura de rua contemporânea com o foco no jovem e, principalmente, executado pelo jovem, apesar de ainda existirem alguns pontos a serem acertados e outros, ainda em completo desacordo, o que provoca uma disritmia entre a ação e o pensamento dos praticantes. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Comunidade | pt_BR |
| dc.subject.pt | Periferia | pt_BR |
| dc.subject.pt | Performance | pt_BR |
| dc.subject.pt | Cultura de rua | pt_BR |
| dc.subject.pt | Hip Hop | pt_BR |