| dc.contributor.advisor | Sampaio, Luiz Paulo de Oliveira | |
| dc.contributor.author | Pereira, Marcio da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2018-05-07T20:47:50Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-05-07T20:47:50Z | |
| dc.date.issued | 2007-03 | |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Marcio da Silva. O Leitmotiv: da ópera, ao cinema, à televisão. 2007. 168f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24118>. Acesso em: 7 mai. 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11606 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2007/06 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | O leitmotiv : da ópera, ao cinema, à televisão | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Avaliação do uso do leitmotiv na música incidental das telenovelas brasileiras. Para tanto, pesquisa-se historicamente esse recurso nas formas de expressão audiovisuais que antecedem a teledramaturgia, como a ópera e o cinema, além de se analisar, do ponto de vista lexicográfico, o termo leitmotiv. A pesquisa indica que o leitmotiv, possivelmente, tem origem nos poemas épicos de Homero, que a palavra que o denota apareceu impressa, pela primeira vez, em um trabalho sobre a obra de Carl Maria von Weber, e que só depois essa expressão foi usada em relação à obra de Richard Wagner, na qual o leitmotiv ganhou atribuições que ultrapassam em muito a simples denotação de elementos não musicais do drama. Em seguida, examina-se como o leitmotiv foi incorporado, primeiramente pela música incidental do cinema e, depois pela música da televisão. O referencial teórico utilizado neste estudo é a Semiologia Tripartite. Tomando-o por base, o uso do leitmotiv na música da televisão é avaliado através da música Índia, da telenovela Alma Gêmea, da TV Globo. Os dados colhidos pela pesquisa indicam que, nas novelas da TV Globo, o leitmotiv tem uma função simplesmente denotativa de personagens, semelhante à que exercia nas narrativas orais da Antigüidade, além de desempenhar importante papel na comercialização dos produtos das Organizações Globo. No final do trabalho, confirmam-se alguns pressupostos da Semiologia Tripartite e propõe-se uma definição semiológica para o leitmotiv | pt_BR |
| dc.subject.pt | Simbolismo do som | pt_BR |
| dc.subject.pt | Semiologia (Música) | pt_BR |
| dc.subject.pt | Música na arte | pt_BR |
| dc.subject.pt | Leitmovit | pt_BR |