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Representações sociais de professores e professoras sobre a atuação masculina no magistério dos anos iniciais do ensino fundamental : a ausência/presença em sala de aula

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dc.contributor.advisor Bonato, Nailda Marinho da Costa
dc.contributor.author Corrêa, Zélia Dantas Araújo
dc.date.accessioned 2018-06-06T23:22:36Z
dc.date.available 2018-06-06T23:22:36Z
dc.date.issued 2014-02-24
dc.identifier.citation CORRÊA, Zélia Dantas Araújo. Representações sociais de professores e professoras sobre a atuação masculina no magistério dos anos iniciais do ensino fundamental: a ausência/presença em sala de aula. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11705
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/12. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Representações sociais de professores e professoras sobre a atuação masculina no magistério dos anos iniciais do ensino fundamental : a ausência/presença em sala de aula pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Bonato, Nailda Marinho da Costa
dc.contributor.referee Coelho, Ligia Martha Coimbra da Costa
dc.contributor.referee Maia, Maria Vitoria Campos Mamede
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Social representations pt_BR
dc.subject.en Serge Moscovici pt_BR
dc.subject.en Elementary School Mastership pt_BR
dc.description.abstracten This work discusses the male absence/presence as a teacher on early school years, and has as its main targets: (a) to identify and to analyze teacher’s conceptions in regard to the male absence/presence in the Elementary School; (b) contribute to discussion on this topic, departing from the words of teachers brought into this investigation, which are understood as active professionals on the scholar and social scenes. This study has as theoretic foundation the social representations theory from Serge Moscovici (1961). The methodology literary research and reviews about Social Representation, Gender and Education History, in addition to interviews with 17 teachers from the first years of the Elementary School, on four institutions from Nova Iguaçu. It uses the investigation approach of semistructured interviews, recorded (with the interviewees’ permission). For the discourse analysis we employed the “Enunciation Analysis” from Laurence Bardin (2009). The analytic work is important, as it aims to identify in the speech of the interviewed teachers not only what is explicit, but also what remained implicit, not expressed for some reason. However, a research on social environment isn’t neutral: both the researcher and the researched are subjects in the same world, each one of them having his own ideologic position, inner values, morals and traditions. As such, the study is classified as a qualitative research. More than looking for answers, the value of this work has a place in the academic field as a reflection about teaching in the Elementary School, to understand his female configuration. And so, we determine that, one way or another, family had influence on the professional choice of interviewed teachers; with relation to the motivation for them to stay working in Elementary School, were cited expressions like love for the profession and for the children; representations that link the mastership to female gender's characteristics, as sensibility, maternal instinct, patience, care and affection, were expressions that were present marking the interviewees' speech. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente texto dissertativo aborda a ausência/presença masculina no magistério dos anos iniciais do ensino fundamental e tem como objetivos: (a) identificar e analisar concepções de professores/professoras, em torno da ausência/presença masculina no exercício do magistério dos anos iniciais de ensino fundamental; (b) contribuir para fomentar a discussão em torno do tema, a partir das falas de professores e professoras, trazidas por essa investigação, entendidas como profissionais participantes e atuantes no meio escolar e social. O estudo tem como fundamentação teórica a teoria das representações sociais de Serge Moscovici. A metodologia abarca estudos e revisões da literatura sobre representação social, gênero, história da educação, além de entrevista com 17 professores e professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, em quatro escolas da rede municipal de Nova Iguaçu-RJ: utiliza como técnica de investigação entrevistas semiestruturadas, gravadas (como autorização dos entrevistados) e para análise das falas a técnica “análise de enunciação” de Laurence Bardin. O trabalho de análise é importante na busca identificar, nas falas dos professores e professoras entrevistados, o que ficou explícito, mas também o implícito, o que não foi expresso por algum motivo. Porém, a pesquisa no meio social não se desenvolve em um campo neutro: “pesquisador e pesquisado” são sujeitos inseridos no mundo, cada qual possui sua posição ideológica, seus valores, moral e costumes. Dessa forma, o estudo se enquadra em um tipo de pesquisa qualitativo, no contexto atual. Muito além de buscar respostas, a importância da presente pesquisa se insere no campo acadêmico como uma reflexão sobre a docência dos anos iniciais do ensino fundamental, para entender a sua configuração feminina. Assim, constatamos que a família, de uma forma ou de outra, teve influência na escolha profissional dos professores e professoras entrevistados; com relação à motivação para que permanecessem atuando no magistério do primeiro segmento, foram citadas expressões como o amor à profissão e às crianças; representações que ligam o magistério dos anos iniciais às características do gênero feminino, como sensibilidade, instinto maternal, paciência, carinho e afeto, foram outras expressões que estiveram presentes nas falas dos entrevistados. pt_BR
dc.subject.pt Representações sociais pt_BR
dc.subject.pt Serge Moscovici pt_BR
dc.subject.pt Magistério dos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR


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