DSpace Repository

Apropriação do patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial pelos mediadores das exposições

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.contributor.author Pereira, Raquel da Camara Gonçalves
dc.date.accessioned 2018-06-06T23:54:00Z
dc.date.available 2018-06-06T23:54:00Z
dc.date.issued 2014-08-22
dc.identifier.citation PEREIRA, Raquel da Camara Gonçalves. Apropriação do patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial pelos mediadores das exposições. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11710
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2014/17. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Apropriação do patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial pelos mediadores das exposições pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Oliveira, Carmen Irene Correia de
dc.contributor.referee Sousa, Guaracira Gouvêa de
dc.contributor.referee Paixão, Lea Pinheiro
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Mediation pt_BR
dc.subject.en Cultural appropriation pt_BR
dc.subject.en Non-academic education pt_BR
dc.description.abstracten The work deals with the non-academic but nonetheless educational process related to the intellectual appropriation of the Imperial Palace Cultural Center, from a historical and architectonic perspective down to the cultural and artistic aspects of its building and exhibited assets. The analysis focuses on the interaction between the Center's exhibition mediators, or guides, and the public visiting the exhibition. In a wider scale, this dissertation examines the processes of appropriation of cultural heritage in non-academic spaces such as museums and cultural centers, considering the educational potential of such spaces. Through reference to relevant historical texts, theoretical frameworks such as Bourdieu's sociological considerations and Latin American Cultural Studies, as well as the analysis of the guides' own written accounts of their interactions with the public, the present work covers the Imperial Palace's shifting function throughout History; integrates this History with its current educational and cultural role and ambition; and finally, attempts to understand the guides' mediation work through the perspectives of Information Sciences and Archiving. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O trabalho trata do processo educativo não escolar relativo à apropriação do patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial, na perspectiva da relação estabelecida entre os mediadores e o público visitante das exposições. Portanto, busca-se problematizar os processos de apropriação do patrimônio cultural em espaços não escolares, considerando o potencial educativo de tais espaços, especificamente museus e centros culturais. A investigação tem abordagem metodológica de análise documental e qualitativa com o enfoque na apropriação, por parte dos mediadores vinculados ao setor educativo da instituição cultural pesquisada, a partir dos relatos escritos desses sujeitos. Apresenta-se, num primeiro momento, o Paço Imperial em termos de sua trajetória e função; em seguida, traz-se a reflexão educacional e cultural a partir do aprofundamento teórico da sociologia de Bourdieu e dos autores latino-americanos dos Estudos Culturais; e, por fim, adentra-se no campo da mediação na perspectiva da ciência da informação e análise dos registros. pt_BR
dc.subject.pt Mediação pt_BR
dc.subject.pt Apropriação cultural pt_BR
dc.subject.pt Educação não escolar pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|