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Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube

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dc.contributor.advisor Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
dc.contributor.author Damin, Marina Leitão
dc.date.accessioned 2018-06-28T23:01:13Z
dc.date.available 2018-06-28T23:01:13Z
dc.date.issued 2016-02-25
dc.identifier.citation DAMIN, Marina Leitão. Tommy Edison: um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual. 2016. 92 p. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11832
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2016/06. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Tommy Edison : um estudo de caso sobre a relação entre a memória e a deficiência visual no Youtube pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Dodebei, Vera Lucia Doyle Louzada de Mattos
dc.contributor.referee Faceira, Lobélia da Silva
dc.contributor.referee Polivanov, Beatriz Brandão
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Social Memory pt_BR
dc.subject.en Social networking sites pt_BR
dc.subject.en Disability studies pt_BR
dc.subject.en Blindness pt_BR
dc.description.abstracten This dissertation aims to identify the existence of memorials tracks about disability on different time periods based on the analysis of comments from YouTube social network site users in the videos of Tommy Edison. It is proposed to think about the relationship between memory and disability, focusing on blindness and using a social interdisciplinary approach entitled Disability Studies. To address the issues on disability, social memory and identity, form the authors basis in this work Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Paolo Rossi, Michael Pollak, Vera Dodebei and Camila Dantas, Stuart Hall and Michel Maffesoli. Also seeks to reflect on how information and communication technologies (ICTs) facilitates the inclusion of content on the internet for people with blindness. In addition, this work aims to discuss the role of social networks sites from the mediated memory objects, as well as the storage thereof and the performance of the binomial remembering / forgetting in them. Finally, it is proposed to identify, through the case study Tommy Edison, if the content on the comments of the videos contain memorials traces on previous ideas of society about disability. Lastly, it is proposed to identify, through Tommy Edison case study, if the content of the comments about the videos contain memorials traces about previous social ideas on disability. As a result, it was possible to identify the presence of memorials traces about disability, mainly linked to a medical condition. Also stigma was addressed, especially in the video How My Parents Told Me I'm Blind (2012), when Tommy claims that being blind was always something normal for him. Finally, it was understood that the Disability Studies is a new area of study and therefore can not currently find a reverberation of this field in the comments. Nevertheless, it is concluded that there is the possibility of its presence in a future social memory on disability. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A presente dissertação tem como objetivo identificar a existência de rastros memoriais sobre a deficiência, existentes em diferentes períodos de tempo, a partir da análise dos comentários dos usuários da rede social YouTube nos vídeos de Tommy Edison. Para isso, propõe pensar as relações entre memória e deficiência, com foco na deficiência visual, utilizando, para tanto, uma abordagem social e interdisciplinar intitulada Disability Studies. Para abordar as questões sobre deficiência, memória social e identidade, compõem a base de autores neste trabalho Maurice Halbwachs, Paul Ricoeur, Paolo Rossi, Michael Pollak, Vera Dodebei e Camila Dantas, Stuart Hall e Michel Maffesoli. Também busca refletir sobre como as tecnologias de comunicação e informação (TICs) facilitam a inserção de conteúdo na internet por parte das pessoas com deficiência visual. Além disso, esta dissertação pretende discutir o papel dos sites de redes sociais a partir dos mediated memory objects, bem como seu armazenamento, e a atuação do binômio lembrança/esquecimento nesses meios. Por fim, propõe-se a identificar, por meio do estudo de caso Tommy Edison, se o conteúdo dos comentários dos vídeos contém rastros memoriais a respeito de prévias ideias da sociedade sobre a deficiência. Como resultado, foi possível identificar a presença de rastros memoriais sobre a deficiência, principalmente atrelados a uma condição médica. Também foi abordado o estigma, principalmente no vídeo How My Parents Told Me I’m Blind (2012), quando se discute a afirmação de Tommy de que ser cego sempre foi algo normal para ele. Por fim, compreendeu-se que os Disability Studies são uma área nova de estudos e, portanto, não é possível encontrar atualmente uma reverberação deste campo nos comentários. Apesar disso, conclui-se que existe a possibilidade de sua presença em uma futura memória social sobre a deficiência. pt_BR
dc.subject.pt Memória Social pt_BR
dc.subject.pt Sites de redes sociais pt_BR
dc.subject.pt Estudos sobre deficiência pt_BR
dc.subject.pt Deficiência visual pt_BR


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