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Procedimentos composicionais nos Choros Orquestrais de Heitor Villa-Lobos

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dc.contributor.advisor Gubernikoff, Carole
dc.contributor.author Seixas, Guilherme Bernstein
dc.date.accessioned 2018-07-02T22:18:44Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-02T22:18:44Z
dc.date.issued 2007-08
dc.identifier.citation SEIXAS, Guilherme Bernstein. Procedimentos composicionais nos Choros Orquestrais de Heitor Villa-Lobos. 2007. 137 f. Tese (Doutorado em Música) - Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007, Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=24117>. Acesso em: 8 mai. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/11854
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada DM 2007/05 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Procedimentos composicionais nos Choros Orquestrais de Heitor Villa-Lobos pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR
dc.contributor.referee Tacuchian, Ricardo
dc.contributor.referee Senna, Caio
dc.contributor.referee Lacerda, Marcos
dc.contributor.referee Ripper, João Guilherme
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Música pt_BR
dc.subject.cnpq 80303005 MÚSICA pt_BR
dc.subject.en Villa-Lobos pt_BR
dc.subject.en Choros pt_BR
dc.subject.en musical structure pt_BR
dc.description.abstracten This thesis is divided in two larger parts. On the first we focus on the poetical and technical influences which generated the creation of the Choros, respectively, the Primitivistic ideology and the compositional procedures found in Russian and French music of the turn to the XXth century. Primitivism most significant characteristics were verified and related to the music identified as such. The historical development of the textures produced by the rhythmic animation of elements such as to generate the ostinatti typical of the Belle-Èpoque music was investigated. On the second part, we investigated Villa-Lobos’ orchestral choros, identifying their most typical compositional procedures and their consequences in creating and structuring each work. For matters of influence and dating, frequently observed in relation to the choros, we propose answers based on stylistic evidence. We also propose a new way of focusing on the matter of form in Villa-Lobos’ orchestral choros pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho está dividido em duas grandes partes. Na primeira, foram investigadas as origens poéticas e técnicas das influências que, em Villa-Lobos, provocaram a criação dos Choros, respectivamente, a ideologia poética do Primitivismo, e os procedimentos encontrados na música russa e francesa da virada para o século XX. Com relação ao Primitivismo, verificamos suas características mais significativas e as relacionamos com a música assim identificada; com relação à técnica composicional, investigamos o desenvolvimento histórico das texturas produzidas através do uso de elementos animados ritmicamente de forma a criar os ostinatti típicos da música da Belle-Èpoque. Na segunda parte do trabalho, investigamos os Choros orquestrais de Villa-Lobos, identificando seus procedimentos de construção mais típicos e suas conseqüências na criação e estruturação de cada obra. Para questões de influência e datação, freqüentemente observados nos choros, são propostas respostas embasadas em evidências de estilo composicional. Propusemos também uma nova forma de abordar a questão formal nos choros orquestrais do compositor. pt_BR
dc.subject.pt Villa-Lobos pt_BR
dc.subject.pt Choros pt_BR
dc.subject.pt estruturação musical pt_BR


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