| dc.contributor.advisor | Saldanha, Gustavo | |
| dc.contributor.author | Rebello, Isabel Santana da Conceição | |
| dc.date.accessioned | 2018-07-10T18:56:17Z | |
| dc.date.available | 2018-07-10T18:56:17Z | |
| dc.date.issued | 2015-12-16 | |
| dc.identifier.citation | REBELLO, Isabel Santana da Conceição. Biblioteca infantil, leitores e leitura: um estudo a partir da dispersão da literatura especializada. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Biblioteconomia)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11917 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MPB 2015/15. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Biblioteca infantil, leitores e leitura : um estudo a partir da dispersão da literatura especializada | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Saldanha, Gustavo | |
| dc.contributor.referee | Nóbrega, Nanci Gonçalves da | |
| dc.contributor.referee | Calil Júnior, Alberto | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
| dc.subject.en | Children's Library | pt_BR |
| dc.subject.en | Reading | pt_BR |
| dc.subject.en | Readers | pt_BR |
| dc.subject.en | Scientific Production | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The purpose is reflect the relevance of the scientific studies about the children’s library domains, readers and reading, with focus on learning field of the Library and Information Science. Performs a mapping of academic productions inserted in Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in scientific periodicals in field of the library-informational with intent to identify the routes of dispersal for literature specialized the light of the subject in question. It asks how, where and when it develops the scientific production of the mentioned areas. Asks how, where and when it develops the scientific production of the mentioned areas. Constructs a reflection quantitative and qualitative, from the bibliographic study of scientific production in the library children scope, readers and reading, through concepts, definitions, based on books, scientific works of the main authors, as a theoretical study. Notes, through mapping, the low production in articles of periodic and theses and dissertations about the specified topics and your relationships, beside identify the field that produces more upon the domains, to know, the Education. Highlights the need for research in the field to update and reconstruction of new knowledge. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Objetiva refletir sobre a relevância dos estudos científicos sobre os domínios biblioteca infantil, leitores e leitura, com foco no campo de aprendizagem da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Realiza um mapeamento das produções acadêmicas inseridas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e nos periódicos científicos do campo da biblioteconomia-informacional com o intuito de identificar os percursos de dispersão da literatura especializada sobre a temática em questão. Indaga-se como, onde e quando se desenvolve a produção científica das mencionadas áreas. Constrói uma reflexão quanti-qualitativa, a partir do estudo bibliográfico, da produção científica no âmbito biblioteca infantil, leitores e leitura, através de conceitos, definições, baseado em livros, produções científicas dos principais autores, a título de aprofundamento teórico. Constata, através do mapeamento, a baixa produção em artigos de periódicos e teses e dissertações sobre os temas especificados e suas relações, além de identificar o campo que mais produz sobre os domínios, a saber, a Educação. Evidencia a necessidade de pesquisas na área para atualização e reconstrução de novos conhecimentos. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Biblioteca Infantil | pt_BR |
| dc.subject.pt | Leitura | pt_BR |
| dc.subject.pt | Leitores | pt_BR |
| dc.subject.pt | Produção Científica | pt_BR |