| dc.contributor.advisor | Silva, José Alberto Salgado e | |
| dc.contributor.author | Erthal, Júlio César Silva | |
| dc.date.accessioned | 2018-07-12T20:40:27Z | |
| dc.date.available | 2019-01-01 | |
| dc.date.available | 2018-07-12T20:40:27Z | |
| dc.date.issued | 2017-12 | |
| dc.identifier.citation | ERTHAL, Júlio César Silva. Trabalho com Música: Um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina. 2017. 2013 fl. . Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017, | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/11945 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Trabalho com Música: Um estudo etnográfico sobre as formas de organização e sustentação de grupos que atuam em Londrina | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Barros, Frederico Machado de | |
| dc.contributor.referee | Requião, Luciana Pires de Sá | |
| dc.contributor.referee | Braga, Luiz Otávio Rendeiro Correa | |
| dc.contributor.referee | Bitter, Daniel | |
| dc.degree.department | CLA | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro - RJ. | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | 80303005 MÚSICA | pt_BR |
| dc.subject.en | Organization and support | pt_BR |
| dc.subject.en | Musical labor | pt_BR |
| dc.subject.en | Ethnography | pt_BR |
| dc.subject.en | Dialogic Editing | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This ethnographic research tries to answer the following questions: which are the main problems faced by musical groups while working with performance and how they organize themselves to overcome those problems in order to keep their activities going on? For almost two years, I've been studying the means adopted by four musical groups to struggle through a mostly instable scenario – and also mainly adverse to their existence. From that perspective, I seek to understand the actions they took to provide support for their work. Using tools like participant observation, collaborative research and dialogic editing along those four musical groups – Duo Clavis (instrumental music), Chorus (vocal sextet), Sonatta (wedding music) and Firulla (romantic "pagode") -, I've tried to construct a portrayal of the musical work in Londrina, city from the Paraná State's countryside. In this research, I start by introducing the site where the study was done and some information about the context in which the local musical work take place. After that, I employ concepts from Campos' "models of relating to music" (2008) to put together a series of differences and resemblances between those musical groups. Finally – before interpreting some data about the musical labor in Londrina itself -, I present some information concerning Brazilian musician's reality, as well as reasons and difficulties faced by ex-members and members from the examined musical groups so that they can remain part of them. With this research, I aspire to contribute with other researchers who aimed to enhance knowledge upon the relationship between musicians and their work, such as Becker, Finnegan, Requião, Salgado and Segnini. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Na presente pesquisa etnográfica, tento responder à seguinte pergunta: quais os principais problemas encontrados pelos grupos musicais para trabalhar com performance e como eles se organizam para superá-los, de maneira a dar continuidade à sua atividade? Por quase dois anos estudei a forma como quatro conjuntos musicais lidaram com um cenário muitas vezes instável, adverso para sua atuação, buscando assim compreender as ações que empreenderam com o objetivo de dar sustentação ao seu trabalho. Por meio de uma pesquisa colaborativa, em parceria com integrantes do Duo Clavis (música instrumental), Chorus (sexteto vocal), Sonatta (música para casamentos) e Firulla (pagode romântico), procurei construir uma representação sobre o trabalho com música em Londrina, cidade do interior do Paraná, usando para isso a observação participante e a edição dialógica. Depois de apresentar o lugar onde ocorreu o estudo e alguns contextos nos quais acontece o trabalho com música local, me apropriei do conceito de “modos de relação com a música”, nos termos de Campos (2008), para mostrar uma série de diferenças e semelhanças entre os grupos participantes da pesquisa. Por fim, antes de interpretar alguns dados a respeito do trabalho com música em Londrina, apresento algumas informações sobre a realidade dos músicos brasileiros, assim como, mostro as motivações e dificuldades enfrentadas por egressos e integrantes dos grupos para permanecerem nos mesmos. Com esta investigação, tenho a pretensão de somar esforços com outros pesquisadores que buscaram aprimorar o conhecimento sobre a relação entre os músicos e o seu trabalho, entre eles Becker, Finnegan, Requião, Salgado e Segnini. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Organização e sustentação | pt_BR |
| dc.subject.pt | Trabalho com Música | pt_BR |
| dc.subject.pt | etnografia | pt_BR |
| dc.subject.pt | edição dialógica | pt_BR |