dc.contributor.advisor |
Lima, Tatiana Motta |
|
dc.contributor.author |
Costa, Matheus Gomes da |
|
dc.date.accessioned |
2018-07-27T18:29:50Z |
|
dc.date.available |
2019-01-01 |
|
dc.date.available |
2018-07-27T18:29:50Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-20 |
|
dc.identifier.citation |
COSTA, Matheus Gomes da; LIMA, Tatiana Motta. A experiência do coro na (trans)formação do ator: exercícios para a vida de um organismo. 2017. 258 p. Dissertação (Mestrado), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=89730>. Acesso em: 26 jul. 2018. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12073 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2017/08 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A experiência do coro na (trans)formação do ator: exercícios para a vida de um organismo |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Soares, Ana Lúcia Martins |
|
dc.contributor.referee |
Cinelli, Maria Luiza Süssekind Verissimo |
|
dc.degree.department |
CLA |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
80305008 TEATRO |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chorus experience |
pt_BR |
dc.subject.en |
Actors training |
pt_BR |
dc.subject.en |
French theatrical lineage |
pt_BR |
dc.subject.en |
Physical action |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social emancipation |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study aims to present and examine the chorus experience in actors’ transformation and training. By descripting and analyzing exercises related to chorus practices came from the French theatrical lineage which includes Jacques Copeau and Jacques Lecoq and Ariane Mnouchkine, it sustains the hypothesis that the chorus experience would promote in the acting learningteaching processes different ways of experiencing the mechanicity of action or the life of action performed by the actor, considering Constantin Stanislavsky and Jerzy Grotowsky’s studies on physical action. Alongside that, it also analyzes ways of teaching conduction which, by stressing the relationship between regulation and emancipation, can provide, to a greater or lesser degree, an experience compatible with the purposes of the chorus as a pedagogical procedure that aims to recognize students' knowledge and encourage its sharing in a tangled, horizontal and ecological way. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este estudo se propõe a apresentar e examinar a experiência do coro nos processos de (trans)formação do ator, pela perspectiva da pedagogia do ator. A partir da descrição e análise de exercícios relacionados a práticas de coro provenientes da linhagem teatral francesa que inclui Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Ariane Mnouchkine, sustenta-se a hipótese de que a experiência do coro promoveria nos processos de ensinoaprendizagem da artesania de atuação diferentes modos de se experimentar a mecanicidade da ação ou a vida da ação realizada pelo ator, levando em consideração os estudos de Constantin Stanislávski e Jerzy Grotowski sobre a ação física. Paralelamente, analisa modos de condução docente que, ao tensionar a relação entre regulação e emancipação, podem proporcionar, em maior ou menor grau, uma experiência afeita aos propósitos do coro enquanto procedimento pedagógico que visaria reconhecer os saberes dos estudantes e encorajar a sua partilha de modo enredado, horizontal e ecológico. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Experiência do coro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Pedagogia do ator |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Linhagem teatral francesa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ação-física |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Emancipação social |
pt_BR |