DSpace Repository

A experiência do coro na (trans)formação do ator: exercícios para a vida de um organismo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Lima, Tatiana Motta
dc.contributor.author Costa, Matheus Gomes da
dc.date.accessioned 2018-07-27T18:29:50Z
dc.date.available 2019-01-01
dc.date.available 2018-07-27T18:29:50Z
dc.date.issued 2017-12-20
dc.identifier.citation COSTA, Matheus Gomes da; LIMA, Tatiana Motta. A experiência do coro na (trans)formação do ator: exercícios para a vida de um organismo. 2017. 258 p. Dissertação (Mestrado), Rio de Janeiro. Disponível em: <http://web02.unirio.br/sophia_web/index.php?codigo_sophia=89730>. Acesso em: 26 jul. 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12073
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MT 2017/08 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title A experiência do coro na (trans)formação do ator: exercícios para a vida de um organismo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Soares, Ana Lúcia Martins
dc.contributor.referee Cinelli, Maria Luiza Süssekind Verissimo
dc.degree.department CLA pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas pt_BR
dc.subject.cnpq 80305008 TEATRO pt_BR
dc.subject.en Chorus experience pt_BR
dc.subject.en Actors training pt_BR
dc.subject.en French theatrical lineage pt_BR
dc.subject.en Physical action pt_BR
dc.subject.en Social emancipation pt_BR
dc.description.abstracten This study aims to present and examine the chorus experience in actors’ transformation and training. By descripting and analyzing exercises related to chorus practices came from the French theatrical lineage which includes Jacques Copeau and Jacques Lecoq and Ariane Mnouchkine, it sustains the hypothesis that the chorus experience would promote in the acting learningteaching processes different ways of experiencing the mechanicity of action or the life of action performed by the actor, considering Constantin Stanislavsky and Jerzy Grotowsky’s studies on physical action. Alongside that, it also analyzes ways of teaching conduction which, by stressing the relationship between regulation and emancipation, can provide, to a greater or lesser degree, an experience compatible with the purposes of the chorus as a pedagogical procedure that aims to recognize students' knowledge and encourage its sharing in a tangled, horizontal and ecological way. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este estudo se propõe a apresentar e examinar a experiência do coro nos processos de (trans)formação do ator, pela perspectiva da pedagogia do ator. A partir da descrição e análise de exercícios relacionados a práticas de coro provenientes da linhagem teatral francesa que inclui Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Ariane Mnouchkine, sustenta-se a hipótese de que a experiência do coro promoveria nos processos de ensinoaprendizagem da artesania de atuação diferentes modos de se experimentar a mecanicidade da ação ou a vida da ação realizada pelo ator, levando em consideração os estudos de Constantin Stanislávski e Jerzy Grotowski sobre a ação física. Paralelamente, analisa modos de condução docente que, ao tensionar a relação entre regulação e emancipação, podem proporcionar, em maior ou menor grau, uma experiência afeita aos propósitos do coro enquanto procedimento pedagógico que visaria reconhecer os saberes dos estudantes e encorajar a sua partilha de modo enredado, horizontal e ecológico. pt_BR
dc.subject.pt Experiência do coro pt_BR
dc.subject.pt Pedagogia do ator pt_BR
dc.subject.pt Linhagem teatral francesa pt_BR
dc.subject.pt Ação-física pt_BR
dc.subject.pt Emancipação social pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|