DSpace Repository

Programas de formação profissional com elevação de escolaridade : agora é a vez do PRONATEC

Show simple item record

dc.contributor.advisor Esteves, Luiz Carlos Gil
dc.contributor.author Barbosa, Marcelo Delatoura
dc.date.accessioned 2018-08-10T17:36:33Z
dc.date.available 2018-08-10T17:36:33Z
dc.date.issued 2015-08-28
dc.identifier.citation BARBOSA, Marcelo Delatoura. Programas de formação profissional com elevação de escolaridade: agora é a vez do PRONATEC. 2015. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12159
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MEDU 2015/11 pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Programas de formação profissional com elevação de escolaridade : agora é a vez do PRONATEC pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Esteves, Luiz Carlos Gil
dc.contributor.referee Peregrino, Mônica
dc.contributor.referee Bonfim, Maria Inês
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Public Policy pt_BR
dc.subject.en Professional Education pt_BR
dc.subject.en Vocational Training pt_BR
dc.subject.en Education and Elevation pt_BR
dc.subject.en Pronatec pt_BR
dc.description.abstracten The research in question emerges in na attempt to show how presentes the Nacional Program for Acessto Technical Educationand Employment– Pronatec, established in 2011, early in President Dilma Rousseff government and hás interwoven within it prospects for schooling lifiting, generation of Jobs and income, aiming social inclusion. Roughly, who the youth and adults Who sought the Pronatec courses on campus Cabo Frio IFFluminense and what were your expectatitons? Will the graduates had met their expectations and are acting in the training area? As teachers and the program coordinator on campus in screen conceived it? Therefore, in the light of the findings, it was found that students entering placed utmost confidence in Pronatec the FIC courses offered in 2014 by campus Cabo Frio, and the opportunity to study at na education institution the size of the IFFluminense. Graduates, even though most are not working in the área of the courses, it was a feeling of complete satisfaction with the faculty and the methodology used. Items such as, for example, delay in passing the bag-training, work travel time to school and few practical lessons were raised by students as negative aspects. Already between the coordinator and the teachers-bolsistas there in no consensus as to the specificity of such courses for the insertion of the students in the working world the other party scores be required and the inclusion of more factores to this purpose. Moreover, it is urgente to reflect on proposals of such scope in order to avoid unnecessary spending of public funds and to review the issue of legitimized targenting public funds to the private sector, without forgetting also the controlo dropouts and dropout, seeking measures that could mitigate this variable. Finally, it is relevant forwarding pedagogical proposals that can get the job and man as central axés aiming at human emancipation and comprehensive training. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa em questão emerge na tentativa de mostrar como se apresenta o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec, implantando em 2011, logo no início do governo da Presidente Dilma Rousseff e que tem imbricado em seu bojo perspectivas de elevação de escolaridade, geração de trabalho e renda, objetivando a inclusão social. Grosso modo, quem eram os jovens e adultos que buscaramos cursos do Pronatec FIC no campus Cabo Frio do IFFluminense e quais eram suas expectativas? Será que os egressos tiveram suas expectativas supridas e estão atuando na área de formação? Como os professores e o coordenador do Programa no campus em tela o concebiam? Sendo assim e à luz dos achados, constatou-se que os alunos ingressantes depositaram extrema confiança nos cursos de FIC do Pronatec ofertados no ano de 2014 pelo campus Cabo Frio, bem como a oportunidade em poder estudar numa instituição educacional do porte do IFFluminense. Os egressos, mesmo que a maioria não esteja atuando na área dos cursos, ficou um sentimento de plena satisfação com a estrutura oferecida, com o corpo docente e com a metodologia empregada. Itens como, por exemplo, atraso no repasse da bolsa-formação, tempo de deslocamento do trabalho para a escola e poucas aulas práticas foram levantados pelos alunos como aspectos negativos. Já entre o coordenador e os professores-bolsistas não há um consenso quanto à especificidade de tais cursos, pois enquanto um grupo acredita na potencialidade dos cursos para a inserção do alunado no mundo do trabalho a outra parte pontua ser necessária a imbricação de mais fatores para tal fim. Ademais, é premente refletir acerca de propostas dessa envergadura a fim de evitar gastos desnecessários de recursos públicos, bem como rever a questão do direcionamento legitimado de verbas públicas à iniciativa privada, sem esquecer também do controle sobre as desistências e evasão, buscando medidas que possam atenuar essa variável. Por fim, é relevante o encaminhamento de propostas pedagógicas que possam ter o trabalho e o homem como eixos centrais, visando à emancipação humana e à formação integral. pt_BR
dc.subject.pt Políticas Públicas pt_BR
dc.subject.pt Educação Profissional pt_BR
dc.subject.pt Formação Profissional pt_BR
dc.subject.pt Elevação de Escolaridade pt_BR
dc.subject.pt Pronatec pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|