dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Leila Beatriz |
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dc.contributor.author |
Delphim, Joaquim Paulo Rios |
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dc.date.accessioned |
2018-08-15T15:25:11Z |
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dc.date.available |
2018-08-15T15:25:11Z |
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dc.date.issued |
2015-08-19 |
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dc.identifier.citation |
DELPHIM, Joaquim Paulo Rios. Por uma memória cinematográfica nos trilhos da ferrovia: o trem na tela do cinema. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social )- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12207 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/17. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Por uma memória cinematográfica nos trilhos da ferrovia: o trem na tela do cinema |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
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dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
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dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera Lucia Doyle |
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dc.contributor.referee |
Monteiro, Eliana |
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dc.contributor.referee |
Oliveira Filho, Wilson |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
Railroad |
pt_BR |
dc.subject.en |
Modernity |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Esta dissertação se dedica à análise de dois importantes meios de comunicação e transporte, o cinema e a ferrovia, recortados no tempo que marcou a virada dos séculos XIX e XX. Nosso ponto de partida seria a realização daquela que ficou conhecida pela história como a primeira sessão de cinema, momento em que emerge o “mito de espanto” provocado nos espectadores pela aproximação de um trem numa estação. Tendo sido um trem o principal elemento dessa exibição, embarcamos em uma pesquisa em que tentamos identificar, nesses meios, a possibilidade de que os mesmos sejam considerados ferramentas para o fortalecimento das políticas de Estado; de agentes das transformações sociais vigentes nas sociedades; e de máquinas que engendraram novas significações nos indivíduos, participantes das narrativas apresentadas pela linguagem cinematográfica. Além disso, procuramos questionar: podemos considerar a ferrovia e o cinema como objetos-semióforos, de acordo com a definição de Krzysztof Pomian? Seriam esses meios capazes de se tornarem documentos e monumentos, como nas concepções de Jacques Le Goff? Para responder estas questões, através de alguns filmes escolhidos, analisamos esses conceitos, importantes para a memória social, relacionando as narrativas contidas nessas obras com algumas categorias observadas. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Esta dissertação se dedica à análise de dois importantes meios de comunicação e transporte, o cinema e a ferrovia, recortados no tempo que marcou a virada dos séculos XIX e XX. Nosso ponto de partida seria a realização daquela que ficou conhecida pela história como a primeira sessão de cinema, momento em que emerge o "mito de espanto" provocado nos espectadores pela aproximação de um trem numa estação. Tendo sido um trem o principal elemento dessa exibição, embarcamos em uma pesquisa em que tentamos identificar, nesses meios, a possibilidade de que os mesmos sejam considerados ferramentas para o fortalecimento das políticas de Estado; de agentes das transformações sociais vigentes nas sociedades; e de máquinas que engendraram novas significações nos indivíduos, participantes das narrativas apresentadas pela linguagem cinematográfica. Além disso, procuramos questionar: podemos considerar a ferrovia e o cinema como objetos-semióforos, de acordo com a definição de Krzysztof Pomian? Seriam esses meios capazes de se tornarem documentos e monumentos, como nas concepções de Jacques Le Goff? Para responder estas questões, através de alguns filmes escolhidos, analisamos esses conceitos, importantes para a memória social, relacionando as narrativas contidas nessas obras com algumas categorias observadas. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ferrovia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Modernidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memoria |
pt_BR |