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Por uma memória cinematográfica nos trilhos da ferrovia: o trem na tela do cinema

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dc.contributor.advisor Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.author Delphim, Joaquim Paulo Rios
dc.date.accessioned 2018-08-15T15:25:11Z
dc.date.available 2018-08-15T15:25:11Z
dc.date.issued 2015-08-19
dc.identifier.citation DELPHIM, Joaquim Paulo Rios. Por uma memória cinematográfica nos trilhos da ferrovia: o trem na tela do cinema. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social )- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12207
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/17. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Por uma memória cinematográfica nos trilhos da ferrovia: o trem na tela do cinema pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Ribeiro, Leila Beatriz
dc.contributor.referee Geiger, Amir
dc.contributor.referee Dodebei, Vera Lucia Doyle
dc.contributor.referee Monteiro, Eliana
dc.contributor.referee Oliveira Filho, Wilson
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Cinema pt_BR
dc.subject.en Railroad pt_BR
dc.subject.en Modernity pt_BR
dc.subject.en Memory pt_BR
dc.description.abstracten Esta dissertação se dedica à análise de dois importantes meios de comunicação e transporte, o cinema e a ferrovia, recortados no tempo que marcou a virada dos séculos XIX e XX. Nosso ponto de partida seria a realização daquela que ficou conhecida pela história como a primeira sessão de cinema, momento em que emerge o “mito de espanto” provocado nos espectadores pela aproximação de um trem numa estação. Tendo sido um trem o principal elemento dessa exibição, embarcamos em uma pesquisa em que tentamos identificar, nesses meios, a possibilidade de que os mesmos sejam considerados ferramentas para o fortalecimento das políticas de Estado; de agentes das transformações sociais vigentes nas sociedades; e de máquinas que engendraram novas significações nos indivíduos, participantes das narrativas apresentadas pela linguagem cinematográfica. Além disso, procuramos questionar: podemos considerar a ferrovia e o cinema como objetos-semióforos, de acordo com a definição de Krzysztof Pomian? Seriam esses meios capazes de se tornarem documentos e monumentos, como nas concepções de Jacques Le Goff? Para responder estas questões, através de alguns filmes escolhidos, analisamos esses conceitos, importantes para a memória social, relacionando as narrativas contidas nessas obras com algumas categorias observadas. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Esta dissertação se dedica à análise de dois importantes meios de comunicação e transporte, o cinema e a ferrovia, recortados no tempo que marcou a virada dos séculos XIX e XX. Nosso ponto de partida seria a realização daquela que ficou conhecida pela história como a primeira sessão de cinema, momento em que emerge o "mito de espanto" provocado nos espectadores pela aproximação de um trem numa estação. Tendo sido um trem o principal elemento dessa exibição, embarcamos em uma pesquisa em que tentamos identificar, nesses meios, a possibilidade de que os mesmos sejam considerados ferramentas para o fortalecimento das políticas de Estado; de agentes das transformações sociais vigentes nas sociedades; e de máquinas que engendraram novas significações nos indivíduos, participantes das narrativas apresentadas pela linguagem cinematográfica. Além disso, procuramos questionar: podemos considerar a ferrovia e o cinema como objetos-semióforos, de acordo com a definição de Krzysztof Pomian? Seriam esses meios capazes de se tornarem documentos e monumentos, como nas concepções de Jacques Le Goff? Para responder estas questões, através de alguns filmes escolhidos, analisamos esses conceitos, importantes para a memória social, relacionando as narrativas contidas nessas obras com algumas categorias observadas. pt_BR
dc.subject.pt Cinema pt_BR
dc.subject.pt Ferrovia pt_BR
dc.subject.pt Modernidade pt_BR
dc.subject.pt Memoria pt_BR


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