DSpace Repository

Música e transferência: a sensibilidade como produção de sentidos e memória na clínica da musicoterapia

Show simple item record

dc.contributor.advisor Gondar, Josaída de Oliveira
dc.contributor.author Pedrosa, Adhara
dc.date.accessioned 2018-08-15T15:28:32Z
dc.date.available 2018-08-15T15:28:32Z
dc.date.issued 2015-08-24
dc.identifier.citation PEDROSA, Adhara. Música e transferência: a sensibilidade como produção de sentidos e memória na clínica da musicoterapia. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12211
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MMS 2015/21. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Música e transferência: a sensibilidade como produção de sentidos e memória na clínica da musicoterapia pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Gondar, Josaída de Oliveira
dc.contributor.referee Maia, Marisa Schargel
dc.contributor.referee Cavalcante, Anna Hartmann
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Music Therapy pt_BR
dc.subject.en Music pt_BR
dc.subject.en Transference pt_BR
dc.subject.en Sensitive Memories pt_BR
dc.subject.en Affection pt_BR
dc.description.abstracten The present work stems from concerns raised in contact with patients that find it difficult to signify their experiences. The context of this clinic brings the need to access memories and affections by other means, since transmission through words cannot be easily reached, due to the dissociation between body and language promoted by traumatic experiences. Considering the uniqueness of the sound and the musical in music therapy and the relational work that the music therapist performs, we ask what this other possibility of access, or even, as we shall see, of creation of memories will be like. This proposal is built in a transversal perspective of music therapy, social memory and psychoanalysis, combining concepts that are relevant to the development of the question, through a critical and deconstructive approach of the modern ideals of purification. The researcher’s empirical experience, made explicit by the clinical case vignettes is linked to the literature review so that the concepts relate to the questions raised by the lived practice and also that this practice may enlighten the concepts and the academy. Our hypothesis is that sensitive memories would be imbricated in the making of new senses as the fruit of the transferential relationship between patient and music therapist. Sensibility ceases to be relevant only in trauma experiences, as it is verified that the sensitive dimension of memory, although on the surface of traumas, is a fundamental part in any subjective experience. In this case, the sensibility, via music and sound experienced in the transferential relationship are now considered as producers of sense and memory. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente trabalho nasce de inquietações surgidas no contato com pacientes que apresentam dificuldade de significar as suas experiências. O contexto desta clínica traz a necessidade de aceder de outro modo às memórias e aos afetos, já que a transmissão através das palavras não se encontra facilmente acessível, devido a dissociação promovida entre corpo e linguagem nas vivências de trauma. Considerando a singularidade do sonoro e do musical na musicoterapia e o trabalho relacional que o musicoterapeuta realiza, perguntamos como seria essa outra possibilidade de acesso ou, até mesmo, como veremos, de criação de memórias? Esta proposta se constrói pela via da transversalidade entre as áreas da musicoterapia, da memória social e da psicanálise, conjugando conceitos pertinentes ao desenvolvimento da questão por uma via crítica e de desconstrução dos ideais modernos de purificação. A experiência empírica da pesquisadora, explicitada pelas vinhetas de casos clínicos se articula à revisão bibliográfica para que os conceitos possam servir aos questionamentos da prática vivida e para que esta prática ilumine os conceitos e a academia. Nossa hipótese é a de que as memórias sensíveis estariam imbricadas na construção de novos sentidos como frutos da relação transferencial entre paciente e musicoterapeuta. A sensibilidade deixa de ser relevante apenas nas vivências de trauma, ao ser verificado que, a dimensão sensível da memória, embora esteja à flor da pele nos traumas, é parte fundamental em qualquer experiência subjetiva. Nesse caso, a sensibilidade, pela via da música e do sonoro experimentados na relação transferencial passam a ser considerados como produtores de sentido e da memória. pt_BR
dc.subject.pt Musicoterapia pt_BR
dc.subject.pt Música pt_BR
dc.subject.pt Transferência pt_BR
dc.subject.pt Memórias Sensíveis pt_BR
dc.subject.pt Afeto pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|