dc.contributor.advisor |
Gondar, Josaída de Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Pedrosa, Adhara |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-15T15:28:32Z |
|
dc.date.available |
2018-08-15T15:28:32Z |
|
dc.date.issued |
2015-08-24 |
|
dc.identifier.citation |
PEDROSA, Adhara. Música e transferência: a sensibilidade como produção de sentidos e memória na clínica da musicoterapia. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12211 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MMS 2015/21. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Música e transferência: a sensibilidade como produção de sentidos e memória na clínica da musicoterapia |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Gondar, Josaída de Oliveira |
|
dc.contributor.referee |
Maia, Marisa Schargel |
|
dc.contributor.referee |
Cavalcante, Anna Hartmann |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music Therapy |
pt_BR |
dc.subject.en |
Music |
pt_BR |
dc.subject.en |
Transference |
pt_BR |
dc.subject.en |
Sensitive Memories |
pt_BR |
dc.subject.en |
Affection |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The present work stems from concerns raised in contact with patients that find it difficult to signify their experiences. The context of this clinic brings the need to access memories and affections by other means, since transmission through words cannot be easily reached, due to the dissociation between body and language promoted by traumatic experiences. Considering the uniqueness of the sound and the musical in music therapy and the relational work that the music therapist performs, we ask what this other possibility of access, or even, as we shall see, of creation of memories will be like. This proposal is built in a transversal perspective of music therapy, social memory and psychoanalysis, combining concepts that are relevant to the development of the question, through a critical and deconstructive approach of the modern ideals of purification. The researcher’s empirical experience, made explicit by the clinical case vignettes is linked to the literature review so that the concepts relate to the questions raised by the lived practice and also that this practice may enlighten the concepts and the academy. Our hypothesis is that sensitive memories would be imbricated in the making of new senses as the fruit of the transferential relationship between patient and music therapist. Sensibility ceases to be relevant only in trauma experiences, as it is verified that the sensitive dimension of memory, although on the surface of traumas, is a fundamental part in any subjective experience. In this case, the sensibility, via music and sound experienced in the transferential relationship are now considered as producers of sense and memory. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente trabalho nasce de inquietações surgidas no contato com pacientes que apresentam dificuldade de significar as suas experiências. O contexto desta clínica traz a necessidade de aceder de outro modo às memórias e aos afetos, já que a transmissão através das palavras não se encontra facilmente acessível, devido a dissociação promovida entre corpo e linguagem nas vivências de trauma. Considerando a singularidade do sonoro e do musical na musicoterapia e o trabalho relacional que o musicoterapeuta realiza, perguntamos como seria essa outra possibilidade de acesso ou, até mesmo, como veremos, de criação de memórias? Esta proposta se constrói pela via da transversalidade entre as áreas da musicoterapia, da memória social e da psicanálise, conjugando conceitos pertinentes ao desenvolvimento da questão por uma via crítica e de desconstrução dos ideais modernos de purificação. A experiência empírica da pesquisadora, explicitada pelas vinhetas de casos clínicos se articula à revisão bibliográfica para que os conceitos possam servir aos questionamentos da prática vivida e para que esta prática ilumine os conceitos e a academia. Nossa hipótese é a de que as memórias sensíveis estariam imbricadas na construção de novos sentidos como frutos da relação transferencial entre paciente e musicoterapeuta. A sensibilidade deixa de ser relevante apenas nas vivências de trauma, ao ser verificado que, a dimensão sensível da memória, embora esteja à flor da pele nos traumas, é parte fundamental em qualquer experiência subjetiva. Nesse caso, a sensibilidade, pela via da música e do sonoro experimentados na relação transferencial passam a ser considerados como produtores de sentido e da memória. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Musicoterapia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Transferência |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memórias Sensíveis |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Afeto |
pt_BR |