dc.contributor.advisor |
Silva, Sérgio Luiz Pereira da |
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dc.contributor.author |
Fraga, Nayhara Marylin |
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dc.date.accessioned |
2018-08-15T15:31:03Z |
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dc.date.available |
2018-08-15T15:31:03Z |
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dc.date.issued |
2015-10-02 |
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dc.identifier.citation |
FRAGA, Nayhara Marylin. A fotografia como meio de memória no ciberespaço. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12213 |
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dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2015/16. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A fotografia como meio de memória no ciberespaço |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Silva, Sérgio Luiz Pereira da |
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dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
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dc.contributor.referee |
Lissovsky, Maurício |
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dc.contributor.referee |
Lifschitz, Javier Alejandro |
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dc.contributor.referee |
Abreu, Leandro Pimentel |
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dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Photographic |
pt_BR |
dc.subject.en |
Networking sites |
pt_BR |
dc.subject.en |
Cyberspace |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The research project presents an analysis of the role of photography in contemporary times as a means of memory, when it is shared by cyberspace, especially in social networks. For the analysis in this field vastness of cyberspace, Facebook was the field of research and, beyond it, other networks were the research as the need to interconnect the same. Additionally, applications and services offered by Google also served as support. Especially that which pertains to the connection between photographic devices and people, contributing to the production of photographic imprint images of our time. Thus, mobile phones, tablets, laptops and digital cameras are ways to produce and disseminate the images from which it comes to research this project. Through this profusion of images, we seek to understand the concept of memory and the possibility of producing the same, and the image as the memory trigger, an area that is crowded and constantly fed by images. As actors of this production, we link this practice to the identities that manipulate, edit, share their concerns and aesthetic aspirations. And in formulating an ideal image, also transform cyberspace, a scenario that matches their performances. In this sense, we argue approach of a fictional imagination and an imaginary geography built from the desires of these identities. The way individuals today feed these networks representing their routines in image, draw a new way of experiencing the world. Thus, these practices crossing the constitution of identity and image production, how we experiencing the modern world, translate into different memory qualities. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O projeto de pesquisa apresenta uma análise sobre o papel da fotografia na contemporaneidade como meio de memória, quando a mesma é compartilhada pelo ciberespaço, principalmente, nas redes sociais. Para o campo de análise nesta vastidão do ciberespaço, o Facebook foi o campo de investigação e, além dele, outras redes constituíram a pesquisa na medida da necessidade de se interconectar as mesmas. Além disso, aplicativos e serviços oferecidos pelo Google também serviram de suporte. Principalmente, aquilo que tange a conexão entre os dispositivos fotográficos e as pessoas, contribuindo para a produção de imagens de cunho fotográfico de nossa época. Assim, celulares, tablets, computadores portáteis e câmeras digitais são meios de produzir e disseminar as imagens da qual se trata a investigação deste projeto. Através desta profusão de imagens, procuramos compreender o conceito de memória e a possibilidade de produção da mesma, tendo a imagem como o gatilho de memória, num espaço que é abarrotado e alimentado constantemente por imagens. Como atores desta produção, vinculamos a esta prática às identidades que manipulam, editam, compartilham seus anseios e aspirações estéticas. E na formulação de uma imagem ideal, também transformam o ciberespaço, num cenário que corresponde as suas atuações. Neste sentido, argumentamos acercar de um imaginário ficcional e de uma geografia imaginária construída a partir dos desejos destas identidades. A forma como os indivíduos hoje alimentam estas redes, representando suas rotinas em imagem, traçam uma nova forma de vivenciar o mundo. Assim, estas práticas que atravessam a constituição da identidade e a produção de imagem, a forma como experiencializamos o mundo moderno, traduzem-se em diversas qualidades de memória. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fotografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Redes sociais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Ciberespaço |
pt_BR |