dc.contributor.advisor |
Pinto, Diana de Souza |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Cosme José Marques Da |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-16T15:18:04Z |
|
dc.date.available |
2018-08-16T15:18:04Z |
|
dc.date.issued |
2012-03-19 |
|
dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Cosme José Marques Da. O músico e sua ópera: narrativas, memórias e identidades de músicos europeus e sua influência no cenário musical brasileiro pós-Segunda Grande Guerra. 2012. 306 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12224 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MMS 2012/03 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
O músico e sua ópera: Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-Segunda Grande Guerra |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinto, Diana de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Lins, Elizabeth Travassos |
|
dc.contributor.referee |
Sandroni, Carlos |
|
dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
|
dc.contributor.referee |
Fuks, Leonardo |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This study deals with the involvement of European instrumentalists in the
Brazilian musical scene and their contribution to collective memory in their area
of activity. The research focuses on the city of Rio de Janeiro between 1940
and 1960. The method adopted involved holding and recording semi-structured
interviews with Odette Ernest Dias, Noël Devos and Jose Botelho, three
musicians who arrived in the city in the early 1950’s. However, the recorded
interviews represent only part of the corpus, as the proximity between the
researcher and the interviewees enabled a continuous flow of interaction
throughout the research process, both helping and affecting the analyses
undertaken. The social ties established and experienced by these musicians
were documented and analyzed using the concept of collective memory
conceived by Halbwachs (1990). The data gathered were also analyzed using
the social interaction approach to discourse analysis, which serves to examine
the form and constitution of social exchanges in the construction of social
identities. The main categories used in the analyses were framing (Goffman,
2002), footing (Goffman, 2002), contextualization cues (Gumperz, 2002) and
knowledge schema (Tannen and Wallat, 2002). The principal focus was on two
questions: How is the contribution of these musicians to the development of
classical music in Brazil expressed discursively in their narratives? And how do
these musicians construct their identities in their narratives? As a result, it was
possible to verify how important the interviewees were, through their words, to
the diffusion of their respective instruments in Brazil, resulting in higher
technical and musical standards on the part of other professional musicians,
increased numbers of students interested in studying music, and especially a
greater demand for Brazilian composers, who started to write more works for
the bassoon, clarinet and flute as an outcome of the interviewees’ different
activities in the musical scene. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical
brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo
em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a
cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960. A metodologia foi
baseada na realização de entrevistas individuais semiestruturadas gravadas
em áudio com Odette Ernest Dias, Noël Devos e José Botelho, músicos
chegados ao Rio de Janeiro no início da década de 1950. Mas os dados
coletados nas entrevistas passaram a representar apenas parte do corpus,
visto que a proximidade do pesquisador com os entrevistados permitiu
interação constante durante todo o processo da pesquisa, ajudando e
interferindo nas análises realizadas. As relações sociais estabelecidas e vividas
por esses músicos foram documentadas e analisadas a partir do conceito de
memória coletiva segundo Halbwachs (1990); os dados coletados foram
analisados pela vertente sociointeracional da análise do discurso que permitiu
examinar as formas e a constituição das trocas sociais na construção das
identidades sociais. As principais categorias utilizadas nas análises são as de
enquadre (Goffman, 2002), alinhamento ou footing (Goffman, 2002),
convenções de contextualização (Gumperz, 2002) e esquemas de
conhecimento (Tannen e Wallat, 2002). Duas questões foram assumidas como
centrais: como é discursivizada a contribuição desses músicos para o
desenvolvimento da música de concerto no Brasil em suas narrativas? E, como
são construídas as identidades desses músicos em suas narrativas? Como
resultado, foi possível verificar a importância dos entrevistados, por suas
palavras, para a difusão de seus instrumentos em nível nacional, resultando no
aumento da exigência técnica e artística dos demais profissionais da música,
no aumento de alunos interessados no estudo da música e, sobretudo, em uma
maior demanda aos compositores brasileiros, que passaram a escrever mais
obras para o fagote, para a clarineta e para a flauta em razão da atuação
diferenciada dos entrevistados no meio musical. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Música - Brasil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Músicos - Europa - Influência - Música - Brasil |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Músicos - Europa - Narrativas pessoais |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Análise do discurso |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Sociolinguística |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória - Aspectos sociais |
pt_BR |