DSpace Repository

O músico e sua ópera: Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-Segunda Grande Guerra

Show simple item record

dc.contributor.advisor Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.author Silveira, Cosme José Marques Da
dc.date.accessioned 2018-08-16T15:18:04Z
dc.date.available 2018-08-16T15:18:04Z
dc.date.issued 2012-03-19
dc.identifier.citation SILVEIRA, Cosme José Marques Da. O músico e sua ópera: narrativas, memórias e identidades de músicos europeus e sua influência no cenário musical brasileiro pós-Segunda Grande Guerra. 2012. 306 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2012 pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12224
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MMS 2012/03 pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O músico e sua ópera: Narrativas, Memórias e Identidades de Músicos Europeus e sua Influência no Cenário Musical Brasileiro pós-Segunda Grande Guerra pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Pinto, Diana de Souza
dc.contributor.referee Lins, Elizabeth Travassos
dc.contributor.referee Sandroni, Carlos
dc.contributor.referee Geiger, Amir
dc.contributor.referee Fuks, Leonardo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.description.abstracten This study deals with the involvement of European instrumentalists in the Brazilian musical scene and their contribution to collective memory in their area of activity. The research focuses on the city of Rio de Janeiro between 1940 and 1960. The method adopted involved holding and recording semi-structured interviews with Odette Ernest Dias, Noël Devos and Jose Botelho, three musicians who arrived in the city in the early 1950’s. However, the recorded interviews represent only part of the corpus, as the proximity between the researcher and the interviewees enabled a continuous flow of interaction throughout the research process, both helping and affecting the analyses undertaken. The social ties established and experienced by these musicians were documented and analyzed using the concept of collective memory conceived by Halbwachs (1990). The data gathered were also analyzed using the social interaction approach to discourse analysis, which serves to examine the form and constitution of social exchanges in the construction of social identities. The main categories used in the analyses were framing (Goffman, 2002), footing (Goffman, 2002), contextualization cues (Gumperz, 2002) and knowledge schema (Tannen and Wallat, 2002). The principal focus was on two questions: How is the contribution of these musicians to the development of classical music in Brazil expressed discursively in their narratives? And how do these musicians construct their identities in their narratives? As a result, it was possible to verify how important the interviewees were, through their words, to the diffusion of their respective instruments in Brazil, resulting in higher technical and musical standards on the part of other professional musicians, increased numbers of students interested in studying music, and especially a greater demand for Brazilian composers, who started to write more works for the bassoon, clarinet and flute as an outcome of the interviewees’ different activities in the musical scene. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo trata da participação de músicos europeus no meio musical brasileiro e de sua contribuição na criação da memória na dimensão do coletivo em sua área de atuação. A pesquisa tem como recorte espacial e temporal a cidade do Rio de Janeiro entre as décadas de 1940 e 1960. A metodologia foi baseada na realização de entrevistas individuais semiestruturadas gravadas em áudio com Odette Ernest Dias, Noël Devos e José Botelho, músicos chegados ao Rio de Janeiro no início da década de 1950. Mas os dados coletados nas entrevistas passaram a representar apenas parte do corpus, visto que a proximidade do pesquisador com os entrevistados permitiu interação constante durante todo o processo da pesquisa, ajudando e interferindo nas análises realizadas. As relações sociais estabelecidas e vividas por esses músicos foram documentadas e analisadas a partir do conceito de memória coletiva segundo Halbwachs (1990); os dados coletados foram analisados pela vertente sociointeracional da análise do discurso que permitiu examinar as formas e a constituição das trocas sociais na construção das identidades sociais. As principais categorias utilizadas nas análises são as de enquadre (Goffman, 2002), alinhamento ou footing (Goffman, 2002), convenções de contextualização (Gumperz, 2002) e esquemas de conhecimento (Tannen e Wallat, 2002). Duas questões foram assumidas como centrais: como é discursivizada a contribuição desses músicos para o desenvolvimento da música de concerto no Brasil em suas narrativas? E, como são construídas as identidades desses músicos em suas narrativas? Como resultado, foi possível verificar a importância dos entrevistados, por suas palavras, para a difusão de seus instrumentos em nível nacional, resultando no aumento da exigência técnica e artística dos demais profissionais da música, no aumento de alunos interessados no estudo da música e, sobretudo, em uma maior demanda aos compositores brasileiros, que passaram a escrever mais obras para o fagote, para a clarineta e para a flauta em razão da atuação diferenciada dos entrevistados no meio musical. pt_BR
dc.subject.pt Música - Brasil pt_BR
dc.subject.pt Músicos - Europa - Influência - Música - Brasil pt_BR
dc.subject.pt Músicos - Europa - Narrativas pessoais pt_BR
dc.subject.pt Análise do discurso pt_BR
dc.subject.pt Identidade pt_BR
dc.subject.pt Sociolinguística pt_BR
dc.subject.pt Memória - Aspectos sociais pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|