| dc.contributor.advisor | Xavier, Iara de Moraes | |
| dc.contributor.author | Pereira, Gicélia Lombardo | |
| dc.date.accessioned | 2018-08-20T18:20:38Z | |
| dc.date.available | 2018-08-20T18:20:38Z | |
| dc.date.issued | 1997 | |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Gicélia Lombardo. A enfermeira numa "transa" com adolescentes: prevenindo o HIV/AIDS. 1997. 191 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12277 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCBS ME 1997/0007 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | A enfermeira numa "transa" com adolescentes: prevenindo o HIV/AIDS | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Xavier, Iara de Moraes | |
| dc.contributor.referee | Abrantes, Vera Lúcia Miranda | |
| dc.contributor.referee | Leite, Josete Luzia | |
| dc.degree.department | CCBS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS DA SAÚDE | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | ENFERMAGEM | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a enfermeira redescobrindo a prática de educação em saúde na prevenção da AIDS em adolescentes, pelo prisma da sexualidade e das reações de gênero. O objetivo principal visa capacitar adolescentes como agentes multiplicadores, conscientes do seu papel de cidadãos, com vista a divulgar e incorporar práticas sexuais seguras tendo como base o paradigma crítico-social de educação em saúde correlacionada às questões de gênero e sexualidade. A técnica pedagógica crítico-social foi utilizada no desenvolvimento da educação em saúde. A metodologia compreendeu as seguintes etapas: levantamento da rede pública de ensino, seleção das escolas, seleção das turmas de adolescentes, agendamento e realização das palestras/debates, seleção de adolescentes que participariam da oficina de criação, análise do material pesquisado e elaboração dos produtos resultantes deste processo. Esta pesquisa é do tipo descritivo exploratório com abordagem qualitativa. A investigação evidenciou que os adolescentes estão dispostos a tornarem-se agentes multiplicadores de informações e conhecimentos sobre DST/AIDS. Além desta revelação, constatamos que eles assumiram um compromisso de auto-proteção e de preocupação com os seus direitos e deveres de cidadão. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Enfermagem | pt_BR |
| dc.subject.pt | AIDS (Doença) | pt_BR |
| dc.subject.pt | Adolescentes | pt_BR |