dc.contributor.advisor |
Pinto, Diana de Souza |
|
dc.contributor.author |
Cardoso, Tatyana Marques de Macedo |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-21T22:23:34Z |
|
dc.date.available |
2018-08-21T22:23:34Z |
|
dc.date.issued |
2011-07-15 |
|
dc.identifier.citation |
CARDOSO, Tatyana Marques de Macedo. Construindo memórias e identidades por meio de narrativas: as experiências pessoais de docentes e discentes em pertencer ao Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12310 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2011/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Construindo memórias e identidades por meio de narrativas: as experiências pessoais de docentes e discentes em pertencer ao Colégio Pedro II |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Pinto, Diana de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Bastos, Liliana Cabral |
|
dc.contributor.referee |
Rocha, Helenice Aparecida |
|
dc.contributor.referee |
Geiger, Amir |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pedro II School |
pt_BR |
dc.subject.en |
Narrative |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collective Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Identity |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
Pedro II School is a federal educational institution that along its history, has become a national benchmark for Brazilian education. It is therefore a place of memory within the meaning of Pierre Nora (1993). Various symbols are part of the school routine, such as: the emblem, flag, anthem, multiplication tables, among others. They are assigned values such as pride, tradition and respect. These values are assigned to the symbols that constitute the collective memory of the group and are updated by the various ommunication practices in and outside the institution. The aim of this study is twofold: to investigate which configurations of values that constitute the social memory of Pedro II School teachers and students researched evoke to narrate their experiences about the institution and examine how these values are put into discourse and to what extent they integrate the discursive construction of their identities. The corpus of this work is constructed by group interviews or focus groups consisting of members of the institution
(teachers and students) who are exposed to a screenplay consisting of open questions aimed to elicit narratives that question the relation between the personal experiences of participants and the educational institution Pedro II. When narrating, we not only convey a sense of who we are, but also build relationships with others and the world around us (MISHLER, 2002). The approach used to analyze the data, the socio interactional approach (GOFFMAN, 2002; GUMPERZ, 1982), helps us understand how participants in interaction with others co-construct their identities as both a social order that surrounds them (BASTOS, 2005). The findings of this study confirm that there are identity lines running through the discourse of members of the Pedro II School. Such traits are incorporated by them from the sense of belonging, pride and tradition which integrate
the system of fundamental values of social memory (HALBWACHS, 2006) relating to this
education institution. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O Colégio Pedro II é uma instituição federal de ensino que se transformou, ao longo de sua história, em referência nacional para a educação brasileira. É, portanto, um lugar de memória na acepção de Pierre Nora (1993). Diversos símbolos integram a rotina escolar, tais como: o emblema, a bandeira, o hino, a tabuada, dentre outros. A eles são atribuídos valores, tais como orgulho, tradição e respeito. Esses valores atribuídos aos símbolos são constitutivos da memória coletiva do grupo e atualizados nas diferentes práticas comunicativas na instituição e fora dela. O objetivo deste trabalho é investigar as quais configurações de valores constitutivos da memória social do Colégio Pedro II o grupo de docentes e discentes pesquisado recorre ao narrar suas experiências relativas à Instituição e examinar como são atualizados no discurso dos participantes
esses valores e em que medida eles são evocados na construção discursiva de suas identidades. O corpus deste trabalho é construído por entrevistas grupais ou grupo focal com membros da instituição (docentes e discentes) realizada a partir de um roteiro constituído por perguntas abertas que visam a evocar narrativas que tematizem a relação entre as experiências pessoais dos participantes e a instituição de ensino Pedro II. Na atividade de narrar, transmitimos não apenas o sentido de quem somos, mas também construímos relações com os outros e com o mundo que nos cerca (MISHLER, 2002). A abordagem adotada para a análise dos dados, a vertente sóciointeracional (GOFFMAN, 2002; GUMPERZ, 1982), nos auxilia a compreender como os participantes, na interação com os outros, co-constroem tanto suas identidades quanto a ordem social que os cerca (BASTOS, 2005). As conclusões do presente trabalho reiteram que há traços identitários que atravessam o discurso dos membros do Colégio Pedro II. Tais traços são apropriados pelos mesmos a partir do sentimento de pertencimento, de orgulho e de tradição que integram o sistema de valores constitutivos da memória social (HALBWACHS, 2006) dessa instituição de ensino. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Colégio Pedro II |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativa |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Coletiva |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Identidade |
pt_BR |