dc.contributor.advisor |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.author |
Tibau, Fernanda Borges |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-22T19:45:36Z |
|
dc.date.available |
2018-08-22T19:45:36Z |
|
dc.date.issued |
2011-04-19 |
|
dc.identifier.citation |
TIBAU, Fernanda Borges. A memória entre o público e o privado: a trajetória da coleção de fotografias da família imperial.Rio de Janeiro, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12320 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2011/12. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A memória entre o público e o privado: a trajetória da coleção de fotografias da família imperial |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Mauad, Ana Maria |
|
dc.contributor.referee |
Gomes, Edlaine de Campos |
|
dc.contributor.referee |
Turazzi, Maria Inêz |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Collection |
pt_BR |
dc.subject.en |
Photography |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memor |
pt_BR |
dc.subject.en |
Imperial family |
pt_BR |
dc.subject.en |
Heritage |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The subject of this dissertation is an analysis of the photographic collection from the
brazilian imperial family and its due process of patrimonialization. After development,
the aforementioned images have remained restricted to the upper levels of society,
shielded from national memory. During the Republic, the imperial family was subject to
exile and associated to a reproached past. The revaluation of these past memories occurs
simultaneously to the „discovery‟ of this collection, which, through the course of time,
has been dismembered into four distinct collections: Coleção Teresa Cristina Maria,
Coleção Grão Pará, Coleção D. João de Orleans e Bragança and Coleção Princesa
Isabel. Each of which has followed through different routes to the general public
through publications museum booking by public and private institutions supported by
the original descendants of the imperial family. It is apparent that these photographs
have been published as history support, as monument-documents. However, its imaging
potential has only started to be explored once photography begins being recognized as a
source of research. The biography of this collection travels a hundred and seventy years
between private and public domain, through periods of near complete inaccessibility to
public domain by the 21st century, when the first efforts to make it accessible through
the internet start being developed |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho analisa a trajetória da coleção de fotografias da família imperial brasileira
e seus processos de patrimonialização. Ao serem produzidas, estas imagens permaneceram reservadas ao círculo da boa sociedade, representando uma memória
coletiva e nacional. Na República a família imperial foi exilada e o império associado a
um passado a ser esquecido. A revalorização do passado imperial ocorre simultaneamente a „redescoberta‟ desta coleção, que ao longo do tempo fora
desmembrada em quatro conjuntos principais: a Coleção Teresa Cristina Maria, Coleção
Grão-Pará, Coleção D. João de Orleans e Bragança e Coleção Princesa Isabel. Cada
qual percorreu um caminho distinto, chegando até nós através de publicações ou do
agenciamento museológico de instituições públicas ou privadas, que contaram com a
participação dos descendentes. Parece-nos evidente que estas fotografias foram
produzidas como suportes de memória, como documentos-monumentos. Porém, seu
potencial imagético começa a ser explorado posteriormente, quando a fotografia passa a
ser valorizada como fonte de pesquisas. A trajetória biográfica da coleção percorre
cento e setenta anos entre o espaço público e o privado. Atravessa períodos quase
inacessíveis ao grande público até chegar ao limiar do século XXI, quando surgem as
primeiras iniciativas de torná-las acessíveis a todos através da internet. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Coleção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Fotografia |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Família imperial |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Patrimônio |
pt_BR |