dc.contributor.advisor |
Abreu, Regina Mª do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.author |
Nascente, Livia da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-22T19:50:53Z |
|
dc.date.available |
2018-08-22T19:50:53Z |
|
dc.date.issued |
2011-10-18 |
|
dc.identifier.citation |
NASCENTE, Livia da Silva. Memórias, museus e narrativas coletivas: os povos indígenas do Oiapoque no Museu do Índio. Rio de Janeiro, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12321 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2011/13. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Memórias, museus e narrativas coletivas : os povos indígenas do Oiapoque no Museu do Índio |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Cury, Marília Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Abreu, Regina Mª do Rego Monteiro de |
|
dc.contributor.referee |
Cury, Marília Xavier |
|
dc.contributor.referee |
Freire, José Ribamar Bessa |
|
dc.contributor.referee |
Pauletto, Lygia Baptista Pereira Segala |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Karipuna |
pt_BR |
dc.subject.en |
Palikur |
pt_BR |
dc.subject.en |
Galibi Kali'na e Galibi-Marworno |
pt_BR |
dc.subject.en |
Museu do Índio |
pt_BR |
dc.subject.en |
Exhibition "A Presença do Invisível: vida cotidiana e ritual entre os Povos Indígenas do Oiapoque '. |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The work seeks to understand the new relationships that are being consolidated in the
XXI century, between ethnographic museums and indigenous peoples, as they now have an active role in organizing and mounting exhibitions. The research is focused on the exposure of A Presença do Invisível: vida cotidiana e ritual entre os Povos Indígenas do Oiapoque installed at the Museu do Índio / FUNAI, Rio de Janeiro. Organized in artnership between the team of the Museu do Índio, anthropologist Lux Vidal (curator) and the indians engaged in the social movement in favor of their rights and recovery of their traditional cultures. The proposal of the exhibition was to present a broad overview of the manifestations common to everyday people Karipuna, Palikur, and Galibi-Marworno and Galibi Kali'na - living in the far northern state of Amapá - articulated cosmology, rites and indigenous art of his universe. Aimed to describe, therefore, the construction of the exhibition and the relationships inherent in this process, taking into account the delicate and critical points of the ethnographic method and the multiplicity of complex conceptual structures and the difficulty that exists in trying to'read' a story about a particular expographic culture. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O trabalho busca compreender as novas relações que estão sendo consolidadas, no
século XXI, entre os museus etnográficos e os povos indígenas, em que estes passam a ter um papel ativo na organização e montagem das exposições. A pesquisa está focada na exposição A Presença do Invisível: vida cotidiana e ritual entre os Povos Indígenas do Oiapoque instalada no Museu do Índio / FUNAI, Rio de Janeiro. Organizada em parceria entre a equipe do Museu do Índio, a antropóloga Lux Vidal (curadora da exposição) e os índios engajados no movimento social em prol dos seus direitos e valorização de suas culturas tradicionais. A proposta da exposição foi apresentar uma visão ampla das manifestações cotidianas comuns aos povos Karipuna, Palikur, Galibi Kali’na e Galibi-Marworno – que vivem no extremo norte do estado do Amapá - articuladas à cosmologia, ritos e arte de seu universo indígena. Objetivei descrever, portanto, a construção da exposição e as relações inerentes a este processo, levando em consideração os pontos críticos e delicados do método etnográfico
quanto à multiplicidade de estruturas conceituais complexas e a dificuldade que existe em
tentar ‘ler’ uma narrativa expográfica sobre uma determinada cultura. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Karipuna |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Palikur |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Galibi Kali’na e Galibi-Marworno |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu do Índio |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Exposição ‘A Presença do Invisível: Vida Cotidiana e Ritual dos Povos Indígenas do Oiapoque’ |
pt_BR |