dc.contributor.advisor |
Ferraz, Joana D‘Arc Fernandes |
|
dc.contributor.author |
Medeiros, Marcela Neves de |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-24T20:10:46Z |
|
dc.date.available |
2018-08-24T20:10:46Z |
|
dc.date.issued |
2010-12-15 |
|
dc.identifier.citation |
MEDEIROS, Marcela Neves de. As representações do(s) feminino(s) na Revista Pif Paf através do humor político: memórias de uma geração. 2010. 140 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12338 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2010/09 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
As representações do(s) feminino(s) na Revista Pif Paf através do humor político : memórias de uma geração |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferraz, Joana D‘Arc Fernandes |
|
dc.contributor.referee |
Coimbra, Cecília Maria Bouças |
|
dc.contributor.referee |
Ferreira, Lucia Maria Alves |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory of the Women |
pt_BR |
dc.subject.en |
Pif Paf Magazine |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian Military Dictatorship |
pt_BR |
dc.subject.en |
Illustrations |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
It deals with the construction of the memory of the female figure by the Brazilian society, in a satirical analisys of politics, through charges displayed in the magazine Pif Paf, between 1956 and 1964. It considers that chargers are much more than illustrations in alternative medias in the context of the civilian-military dictatorship, since they had broken paradigms in habitual journalistic language by requiring reflection for readers to understand them. Analyses the concepts of memory as a category, on the grounds of Maurice Halbswach and Walter Benjamin. It understands politics and gender as socio-historical constructions that compose social relations. It approaches the socio-political and cultural contexts of the detached period so as to get a panorama of the events occurred at that time. It carries out a historical retrospect of the alternative press in the country, highlighting the sprouting, characteristics and the importance of the periodical Pif Paf. Assumes that there are many types of ―females‖ as for example, housewife and the set free and revolutionary women, that intersect and polarize male imaginary and analyzes how games of power that inhabit the public and private domain of the fragile sex in the decade of 1960. It uses the arguments of Walter Benjamin when affirming that the act of translating must contemplate the essence of the illustrations. It affirms that the meanings of the Pif Paf‘s illustrations are multiple since the act of giving meaning is subjective and it will always have a space for the memory, thus being meaning only one of them. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Trata da construção da memória do(s) feminino(s) pela sociedade brasileira, por meio do
humor político satírico, através das charges expostas no Periódico Pif Paf, no período 1956-1964. Considera que as charges são muito mais do que ilustrações em mídias alternativas no contexto da ditadura civil-militar, já que quebraram paradigmas na linguagem jornalística habitual ao exigir do leitor reflexão para entendê-las. Versa sobre os conceitos da categoria memória, sob a luz de Maurice Halbswach e Walter Benjamin. Compreende política e gênero como construções sócio-históricas que compõem as relações sociais. Aborda os contextos sócio-políticos e culturais do período destacado a fim de que se tenha um panorama dos acontecimentos ocorridos na época. Realiza uma retrospectiva histórica da imprensa alternativa no país, destacando o surgimento, as características e a importância do periódico Pif Paf. Parte do pressuposto de que há vários tipos de ―femininos‖, como por exemplo, a dona-de-casa e a mulher liberada e revolucionária, que se entrecruzam e se polarizam no imaginário masculino e analisa como se estabelecem os jogos de poder que habitam o domínio público e privado do ―sexo frágil‖ na década de 1960. Utiliza os argumentos de Walter Benjamin ao afirmar que o ato de traduzir deve contemplar a essência da obra. Afirma que os sentidos das charges do Pif Paf são múltiplos já que o ato de significar é subjetivo e sempre haverá um espaço para a memória, passando o significado a ser mais um. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória das Mulheres |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Revista Pif Paf |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Brasil-Ditadura Militar |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Charges |
pt_BR |