dc.contributor.advisor |
Ferreira, Lucia Maria Alves |
|
dc.contributor.author |
Silva, André Januário da |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-24T20:14:15Z |
|
dc.date.available |
2018-08-24T20:14:15Z |
|
dc.date.issued |
2010-03-19 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, André Januário da. Sobre gênero e memória: um olhar bakhtiniano sobre as chanchadas da Atlântida. 2010. 127 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12339 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2010/10 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Capes |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
Sobre gênero e memória : um olhar bakhtiniano sobre as chanchadas da Atlântida |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Ferreira, Lucia Maria Alves |
|
dc.contributor.referee |
Orrico, Evelyn Goyannes Dill |
|
dc.contributor.referee |
Ribeiro, Leila Beatriz |
|
dc.contributor.referee |
Vieira, João Luiz |
|
dc.contributor.referee |
Dias, Rosangela de Oliveira |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Chanchadas |
pt_BR |
dc.subject.en |
Popular culture |
pt_BR |
dc.subject.en |
Memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Brazilian cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social aspects |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
This thesis examines the development of the film genre chanchada in the Brazilian film industry, based on its importance for the construction of Brazil‟s cultural identity and popular social memory. Specifically, it focuses on chanchadas made by Atlântida Studios between 1940 and the beginning of the 1960s. We assume that chanchadas‟ main feature is their hybrid nature, due to the use of a range of filmic genres in their language and the multifaceted nature of Brazilian popular culture. Our corpus comprises two films made in the 1950s, period in which the production and screening of this type of film happened regularly: Aviso aos Navegantes [= “Notice to Mariners”] (1950) and Carnaval Atlântida [=Atlantida Carnival] (1952).The corpus is analyzed according to Maurice Halbwachs‟ classical collective memory concept as well as Mikhail Bakhtin‟s discoursive genres proposal, and the main analytical characteristics are: memory of genre, ‘carnivalization’, dialogism, polyphony and cultural circularity. The filmic analysis and the theoretical framework adopted made it possible to conclude that, in order to establish a chanchada language, it was necessary that a whole range of different genres be incorporated into the social memory of our people, resulting in a new genre characterized by the typical type of humor of Brazilian comedy, mixed with other filmic genres which define our culture, such as Carnival musicals. What I was able to conclude from these analyses was that the language of the chanchadas actualizes the elements which make up the identity and the memory of Brazilian popular culture, through artistic mise-en-scéne, stylistic components, the musical repertoire, situations, the plot and the humor prevalent in our cultural imagination. Not only do Chanchadas refer back to a rich genre tradition but also they did not cease to exist with the end of their production in the 1960s; their characteristics are alive in other Brazilian filmic genres and in new media genres, like Brazilian TV comedy programs. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
Este trabalho examina a formação do gênero cinematográfico chanchada no cinema Brasileiro tendo como premissa sua importância na formação da identidade cultural e da memória social popular brasileira. Especificamente, a pesquisa tem como foco as chanchadas desenvolvidas pelo estúdio Atlântida, entre as décadas de 1940 e início da década de 1960. A hipótese que norteia o trabalho é a de que as chanchadas têm como principal característica de linguagem o hibridismo, devido à construção multifacetada da cultura popular brasileira e da utilização de muitos gêneros cinematográficos em sua linguagem. Como corpus de análise foram escolhidos dois filmes da década de 1950, período caracterizado pela estabilidade no processo de produção e exibição de filmes do gênero: Aviso aos Navegantes (1950) e Carnaval Atlântida (1952). A perspectiva adotada para a análise do corpus toma por base a articulação do conceito clássico de memória coletiva de Maurice Halbwachs e a perspectiva dos estudos dos gêneros discursivos proposta por Mikhail Bakhtin, tomando como principais categorias analíticas: memória de gênero, carnavalização, dialogismo, polifonia e circularidade cultural. Na articulação entre a análise fílmica e o dispositivo teórico adotado foi possível concluir que, para a formação da linguagem da chanchada, foi preciso que toda uma tradição de diferentes gêneros estivesse incorporada à memória social do nosso povo, produzindo um novo gênero que se configura pelo humor característico da comédia brasileira, mesclado à ntertextualidade de outros gêneros cinematográficos embutidos de significações da nossa cultura, tal como o musical carnavalizado. O que pude perceber nestas análises é que a linguagem das chanchadas materializa os elementos que compõem a identidade e a memória da cultura popular brasileira, através da misancéne artística, dos componentes estilísticos, do repertório musical, das situações, do enredo e da comicidade que povoam nosso imaginário cultural. As chanchadas remetem a toda uma tradição de gêneros que a
antecedem e que não se encerram com o fim de sua produção na década de 1960, mas que se transferem e são revividos de outras formas em outros gêneros da cinematografia
brasileira e em novos gêneros midiáticos como no caso dos programas humorísticos da
TV brasileira. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Chanchadas |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cultura popular |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema brasileiro |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Aspectos sociais |
pt_BR |