DSpace Repository

História da caricatura no Brasil : um fardo nobre, cheio de memória e pertencimento

Show simple item record

dc.contributor.advisor Chagas, Mário de Souza
dc.contributor.author Queiroz, Renata Sousa
dc.date.accessioned 2018-08-24T21:02:47Z
dc.date.available 2018-08-24T21:02:47Z
dc.date.issued 2010-12-20
dc.identifier.citation QUEIROZ, Renata Sousa. História da caricatura no Brasil: um fardo nobre, cheio de memória e pertencimento. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12343
dc.description Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2010/13. pt_BR
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title História da caricatura no Brasil : um fardo nobre, cheio de memória e pertencimento pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Chagas, Mário de Souza
dc.contributor.referee Dodebei, Vera Lúcia Louzada de Mattos
dc.contributor.referee Amir, Geiger
dc.contributor.referee Muruci, Lucio Picanço
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Memória Social pt_BR
dc.subject.cnpq MULTIDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq INTERDISCIPLINAR pt_BR
dc.subject.cnpq SOCIAIS E HUMANIDADES pt_BR
dc.subject.en Social memory pt_BR
dc.subject.en Narratives and collections pt_BR
dc.subject.en Imaginary museum. pt_BR
dc.description.abstracten The project analyses the book História da Caricatura no Brasil, a research work written by Herman Lima, which is considered here as an imaginary museum that holds the collected references that represent the artist's particular view of the world and his way of being an artist and an intellectual in the 20th Century. The project is an opportunity to revisit the work of an artist and to discuss the subject, considering André Malraux's oncepts of human will, imaginary museum and the diffusion of art and culture; Walter Benjamin’s collector and storyteller ideas; James Clifford's system of Arts and Culture; and the notions of biography and trajectory by Pierre Bourdieu and Gilberto Velho, respectively. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O projeto analisa História da Caricatura no Brasil, uma obra de pesquisa realizada pelo escritor cearense Herman Lima, entendida aqui como um museu imaginário que guarda a coleção de referências que representam sua visão particular de mundo e seu modo de ser um artista e um intelectual do século XX. A pesquisa oferece a oportunidade de revisitar a obra do escritor e de pensar o tema através de uma discussão dos conceitos de vontade humana, museu imaginário e difusão de arte e cultura, de André Malraux; das ideias de colecionador e narrador de Walter Benjamin; e de sistema de arte e cultura e colecionamento, de James Clifford; e por fim, de biografia e trajetória de Pierre Bourdieu e Gilberto Velho, respectivamente. pt_BR
dc.subject.pt Memória social pt_BR
dc.subject.pt Narrativas e coleção pt_BR
dc.subject.pt Museu imaginário. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|