dc.contributor.advisor |
Chagas, Mário de Souza |
|
dc.contributor.author |
Queiroz, Renata Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-24T21:02:47Z |
|
dc.date.available |
2018-08-24T21:02:47Z |
|
dc.date.issued |
2010-12-20 |
|
dc.identifier.citation |
QUEIROZ, Renata Sousa. História da caricatura no Brasil: um fardo nobre, cheio de memória e pertencimento. 2010. 75 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12343 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2010/13. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
n/a |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
História da caricatura no Brasil : um fardo nobre, cheio de memória e pertencimento |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Chagas, Mário de Souza |
|
dc.contributor.referee |
Dodebei, Vera Lúcia Louzada de Mattos |
|
dc.contributor.referee |
Amir, Geiger |
|
dc.contributor.referee |
Muruci, Lucio Picanço |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social memory |
pt_BR |
dc.subject.en |
Narratives and collections |
pt_BR |
dc.subject.en |
Imaginary museum. |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The project analyses the book História da Caricatura no Brasil, a research work written by Herman Lima, which is considered here as an imaginary museum that holds the
collected references that represent the artist's particular view of the world and his way of being an artist and an intellectual in the 20th Century. The project is an opportunity to revisit the work of an artist and to discuss the subject, considering André Malraux's oncepts of human will, imaginary museum and the diffusion of art and culture; Walter Benjamin’s collector and storyteller ideas; James Clifford's system of Arts and Culture; and the notions of biography and trajectory by Pierre Bourdieu and Gilberto Velho, respectively. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O projeto analisa História da Caricatura no Brasil, uma obra de pesquisa realizada pelo escritor cearense Herman Lima, entendida aqui como um museu imaginário que guarda a
coleção de referências que representam sua visão particular de mundo e seu modo de ser um artista e um intelectual do século XX. A pesquisa oferece a oportunidade
de revisitar a obra do escritor e de pensar o tema através de uma discussão dos conceitos de vontade humana, museu imaginário e difusão de arte e cultura, de André
Malraux; das ideias de colecionador e narrador de Walter Benjamin; e de sistema de arte e cultura e colecionamento, de James Clifford; e por fim, de biografia e trajetória de
Pierre Bourdieu e Gilberto Velho, respectivamente. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória social |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Narrativas e coleção |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Museu imaginário. |
pt_BR |