dc.contributor.advisor |
Farias, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Rejane Lopes |
|
dc.date.accessioned |
2018-08-24T22:14:44Z |
|
dc.date.available |
2018-08-24T22:14:44Z |
|
dc.date.issued |
2013-05-20 |
|
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Rejane Lopes. A função política do erotismo no cinema marginal brasileiro (1968-1973). 2013. 122 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/unirio/12344 |
|
dc.description |
Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCH MMS 2013/05 |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
Portuguese |
pt_BR |
dc.rights |
openAccess |
pt_BR |
dc.title |
A função política do erotismo no cinema marginal brasileiro (1968-1973) |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |
dc.contributor.referee |
Farias, Francisco Ramos de |
|
dc.contributor.referee |
Cavalcanti, Anna Hartmann |
|
dc.contributor.referee |
Queiroz, André |
|
dc.degree.department |
CCHS |
pt_BR |
dc.degree.grantor |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO |
pt_BR |
dc.degree.level |
Mestrado Acadêmico |
pt_BR |
dc.degree.local |
Rio de Janeiro, RJ |
pt_BR |
dc.degree.program |
Programa de Pós-Graduação em Memória Social |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
MULTIDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
INTERDISCIPLINAR |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
SOCIAIS E HUMANIDADES |
pt_BR |
dc.subject.en |
Marginal Cinema |
pt_BR |
dc.subject.en |
Eroticism |
pt_BR |
dc.subject.en |
Social Memory |
pt_BR |
dc.description.abstracten |
The Brazilian Marginal Cinema (1869-1973) was long viewed as alienated, incomprehensible and of questionable aesthetic value cinema. This study aims to redraw just this official memory, seeking to prove the political engagement of the same. Deeply marked by the state of terror caused by AI-5 and the values ​​of the brand new Counterculture he uses as an instrument of social transformation "transvaluation" of dominant values​​. In a moment of history in which the younger generation could no longer see the struggle as a viable possibility of political struggle, the strategy becomes through behavioral changes and values ​​that defended "Tradition, Family and Property" ideological foundation of the then military regime. And this process will play a key role sexuality. It is through her that the marginal filmmakers sought not only question the status quo in which they lived, but also reaffirm the new countercultural values​​. Marquis de Sade, Georges Bataille and Michel Foucault: to defend this hypothesis, theories three thinkers who analyzed the instrument as transgressive eroticism were used. And the analysis of three films of marginal filmmaker Rogerio Sganzerla, beyond the historical context in which these films were produced. Thus, the research seeks to recognize the Brazilian Cinema Marginal as a politicized film, which sought to act through other fronts. |
pt_BR |
dc.degree.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.description.sponsordocumentnumber |
n/a |
pt_BR |
dc.description.abstractpt |
O Cinema Marginal brasileiro (1869-1973) foi visto por muito tempo como um cinema alienado, incompreensível e de valor estético questionável. O presente trabalho busca justamente reelaborar esta memória oficial, buscando provar o engajamento político do mesmo. Profundamente marcado pelo estado de pavor causado pelo AI-5 e pelos novíssimos valores da Contracultura, ele utiliza como instrumento de transformação social a transvalorização dos valores dominantes. Em um momento da História em que as gerações mais jovens não conseguiam mais ver na luta armada uma possibilidade viável de luta política, a estratégia passa a ser através das mudanças comportamentais e dos valores que defendiam A Tradição, a Família e a Propriedade , alicerce ideológico do então regime militar. E neste processo a sexualidade terá papel fundamental. É através dela que os cineastas marginais não só buscavam questionar o status quo em que viviam, como também reafirmar os novos valores contraculturais. Para defender esta hipótese, foram utilizadas as teorias de três pensadores que analisaram o erotismo como instrumento de transgressão: Marquês de Sade, Georges Bataille e Michel Foucault. E a análise de três filmes do cineasta marginal Rogério Sganzerla, além da contextualização histórica em que tais filmes foram produzidos. Com isso, a pesquisa busca reconhecer o Cinema Marginal brasileiro como um cinema politizado, que buscava agir através de outras frentes. |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Cinema Marginal |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Erotismo |
pt_BR |
dc.subject.pt |
Memória Social |
pt_BR |