| dc.contributor.advisor | Pimentel, Mariano | |
| dc.contributor.author | Estruc, Marcelo de Almeida | |
| dc.date.accessioned | 2018-11-13T18:22:38Z | |
| dc.date.available | 2018-11-13T18:22:38Z | |
| dc.date.issued | 2013-09-27 | |
| dc.identifier.citation | ESTRUC, Marcelo de Almeida. Portal Tagarelas: bate-papo para educação online. 2013. ix, 103 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003-), Rio de Janeiro, 2013. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12550 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada CCET MI 2013/04. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Portal Tagarelas: bate-papo para educação online | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Pimentel, Mariano | |
| dc.contributor.referee | Santoro, Flavia Maria | |
| dc.contributor.referee | Filippo, Denise Del Re | |
| dc.contributor.referee | Santos, Edméa Oliveira dos | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.en | Chat | pt_BR |
| dc.subject.en | Educational Dynamics | pt_BR |
| dc.subject.en | Online Education | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The problem that seeks to resolve this research is that the practices of distance education are still very much based instructional model , making little use of the potential of Web 2.0 interactivity . Mainly from the 1980 , theorists in education have pointed out the problems of the instructional model and indicate that education should be more interactive and collaborative . This dissertation discusses the conceptions of the relationship between technology and education from the perspective of the different perspectives of learning theories . It addressed the use of technology in the classroom , mainly from theoretical sociologist Marco Silva on the principles of interactive classroom . Also discussed are new pedagogical practices potentiated with cyberculture . Identifies that the chat is an instrument that is more appropriate to promote interactivity in education . This research proposes Portal Tagarelas , an environment geared to support the teacher to conduct classes online through chat . This Portal is designed to provide the systems elaborated by the group , as well as promoting information for the teacher on how to conduct dynamic educational with the use of these systems , and supports scheduling sessions and subsequent analysis of the logs. To evaluate the proposed system Portal Tagarelas , we conducted a case study with tutors online from one discipline to investigate the acceptance of this technology . It was concluded that the chat is a valid means for interactivity and Portal Tagarelas should continue to be developed so that we can investigate it properly has the potential acceptance . | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | As práticas da educação a distância ainda estão muito baseadas no modelo instrucionista, fazendo pouco uso do potencial de interatividade da web 2.0. Principalmente a partir da década de 1980, os teóricos em Educação têm apontado os problemas do modelo instrucionista e indicam que a educação deve ser mais interativa e colaborativa. Nessa dissertação são discutidas as concepções acerca da relação entre tecnologia e educação sob o olhar das diferentes teorias de aprendizagem. É abordado o uso das tecnologias na sala de aula, principalmente, a partir do referencial teórico do sociólogo Marco Silva sobre os princípios da sala de aula interativa. Também são discutidas as novas práticas didáticas potencializadas com a cibercultura. Identifica-se que o bate-papo é um instrumento que se mostra adequado para promover a interatividade na educação. Visando apoiar o professor a realizar aulas online mais interativas, nessa pesquisa foi proposto o Portal Tagarelas, um ambiente voltado para a realização de dinâmicas educacionais por meio de bate-papo. Para avaliar o sistema proposto, foi realizado um estudo de caso com tutores de uma disciplina online. Pôde-se concluir que os tutores consideram o bate-papo como um meio válido para interatividade e que o Portal Tagarelas precisa continuar sendo desenvolvido para que se possa investigar adequadamente seu potencial de aceitação. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Bate-papo | pt_BR |
| dc.subject.pt | Dinâmicas Educacionais | pt_BR |
| dc.subject.pt | Educação a Distância | pt_BR |
| dc.subject.pt | Interatividade | pt_BR |