| dc.contributor.advisor | Pimentel, Mariano | |
| dc.contributor.author | Rodriguez, Ricardo Domingos | |
| dc.date.accessioned | 2019-05-17T19:42:26Z | |
| dc.date.available | 2019-05-17T19:42:26Z | |
| dc.date.issued | 2018-09-17 | |
| dc.identifier.citation | RODRIGUEZ, Ricardo Domingos. Acompanhamento automático de bate-papos síncronos focando a participação efetiva dos estudantes. 2018, 91f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12774 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Acompanhamento automático de bate-papos síncronos focando a participação efetiva dos estudantes | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Pimentel, Mariano | |
| dc.contributor.referee | Fornazin, Marcelo | |
| dc.contributor.referee | Oliveira, Rosemary dos Santos de | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.en | Design Science Resource | pt_BR |
| dc.subject.en | Online Chat | pt_BR |
| dc.subject.en | Online Mediator | pt_BR |
| dc.subject.en | Social Network Tagarelas | pt_BR |
| dc.subject.en | Virtual Learning Environment (VLE) | pt_BR |
| dc.description.abstracten | In the context of Virtual Learning Environments, which grow each year, and specifically in Online Education, chat occupies the third place in the students' preference. In this form of interactive communication, subjects (teacher and students) become co-authors of knowledge. Different from what occurs in the traditional classroom, participation occurs in a complex way through the dialogic and multiplicity of messages. In order to assist the work of the teacher, an Assisted Mediation software artifact can be an instrument of either help or power. Our research proposal is to develop a technological artifact in order to follow the chat session and help the teacher identify the students who do not actively participate in the chat session and, through positive weigh-ins, invite them to participate and/or inform the teacher what is happening, suggesting measures and actions to encourage them to interact with the group. We aim at evaluating the empowerment or not of the teacher and how he will be understood by the chat group. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | No contexto da Educação a Distância, que cresce a cada ano, e especificamente na Educação Online, o bate-papo ocupa o terceiro lugar na preferência dos alunos. Nessa forma de comunicação interativa, os sujeitos (professores e alunos) tornam-se coautores do conhecimento. Diferente do que ocorre na sala de aula tradicional, a participação se dá de forma complexa através da dialógica e da multiplicidade de mensagens. A fim de auxiliar o trabalho do professor, uma Mediação Assistida pode ser um instrumento de auxílio ou poder. No contexto dessa pesquisa desenvolvemos um artefato tecnológico com o intuito de acompanhar a sessão de bate-papo com intuito de auxiliar o professor a identificar os alunos que não participam da sessão. Além disso, através de mensagens positivas, o artefato pode convidá-los à participação e/ou informar ao professor o que está acontecendo, sugerindo medidas e ações para incentivá-los à interação. Dessa forma, esperamos avaliar o empoderamento ou não do professor e como ele será entendido pelo grupo de bate-papo. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Design Science Resource ( DSR ) | pt_BR |
| dc.subject.pt | Bate-papo | pt_BR |
| dc.subject.pt | On-line | pt_BR |
| dc.subject.pt | Monitoramento automático | pt_BR |
| dc.subject.pt | Rede Social Tagarelas | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) | pt_BR |