| dc.contributor.advisor | Siqueira, Sean Wolfgand Matsui | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Edmar Wellington | |
| dc.date.accessioned | 2019-05-27T19:53:43Z | |
| dc.date.available | 2019-05-27T19:53:43Z | |
| dc.date.issued | 2009-03-11 | |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Edmar Welington. Segmentação de objetos de aprendizagem e abordagens para sua utilização. 2009,115f. Dissertação ( Mestrado em Informática ) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12781 | |
| dc.description | Dissertação também disponível em formato impresso, com o número de chamada MI 2009/01 | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro -FAPERJ | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Segmentação de objetos de aprendizagem e abordagens para sua utilização | pt_BR |
| dc.title.alternative | Segmentation of learning object and aproaches to its utlization | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co | Braz, Maria Helena Lima Baptista | |
| dc.contributor.referee | Siqueira, Sean Wolfgand Matsui | |
| dc.contributor.referee | Braz, Maria Helena Lima Baptista | |
| dc.contributor.referee | Santoro, Flávia Maria | |
| dc.contributor.referee | Santos, Neide dos | |
| dc.contributor.referee | Ciarlini, Angelo Ernani Maia | |
| dc.contributor.referee | Melo, Rubens Nascimento | |
| dc.degree.department | CCET | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.en | Web Based Learning | pt_BR |
| dc.subject.en | Learning Objects | pt_BR |
| dc.subject.en | Segmentation | pt_BR |
| dc.subject.en | Reuse | pt_BR |
| dc.subject.en | Metadata | pt_BR |
| dc.subject.en | Interactive Multimedia | pt_BR |
| dc.subject.en | Ontologies | pt_BR |
| dc.description.abstracten | The development of instructional materials in the context of Web Based Education is particularly important. However, this process, especially when considering materials with multimedia characteristics, is considered expensive and time-consuming, justifying the reuse approach. In this context, the combined use of Learning Objects (LOs) and their respective metadata has been widely adopted. However, despite the use of metadata standards for LOs has improved its acceptance, many users still have difficulties in using and reusing such LOs, especially if their interest is restricted to specific parts of these materials. In fact, considering the way they are currently structured, it is only possible to reuse them accessing their content as a whole. Thus, the tendency is that they get increasingly smaller, because the more granular is the content, more easily it is to reuse it in different educational contexts. A proposal to allow the access and reuse of specific parts of LOs content is to provide a structured description of such parts – configuring them as reusable segments of information. So, this dissertation proposes an architecture and a systematic way to represent the content of LOs at a more granular level than considered in its construction, proposing its partition in reusable segments of information. Thus, once developed, the segments may be more easily used in different educational approaches. This work also discusses and assesses some of these approaches: composition of segments, additional description of segments through content models, their usage in a scenario of collaborative learning, and logical inferences handling (through relationships established between different segments). A case study is also presented where these approaches are assessed. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | O desenvolvimento de materiais instrucionais no contexto da Educação Baseada na Web é particularmente importante. Entretanto, este processo, principalmente em relação àqueles que incorporam características multimídias, é considerado caro e demorado, razões pelas quais se justifica a abordagem de reutilização. Neste contexto, o uso conjunto de Objetos de Aprendizagem (OAs) e seus respectivos metadados têm sido amplamente adotados. Entretanto, apesar do uso de padrões de metadados para OAs tornar sua aceitação mais ampla, muitos usuários demonstram dificuldades em utilizar e reutilizar tais OAs, principalmente se o interesse está restrito a partes específicas do conteúdo destes materiais. Da forma como os mesmos são atualmente estruturados, só é possível reutilizá-los considerando-se o acesso aos seus conteúdos como um todo. Assim, a tendência é que os mesmos fiquem cada vez menores, pois quanto mais granulares estiverem os conteúdos, mais facilmente será possível reutilizá-los em diferentes contextos educacionais. Uma proposta para permitir o acesso e o reuso de partes específicas de seus conteúdos é prover uma descrição estruturada de tais partes – configurando-as como segmentos de informação reutilizáveis. Assim, esta dissertação propõe uma arquitetura e sistemática para representar o conteúdo de OAs em um nível mais granular do que o considerado na sua construção, propondo sua estruturação em segmentos de informação reutilizáveis. Assim, uma vez desenvolvidos, os segmentos podem ser mais facilmente utilizados em diferentes abordagens educacionais. Igualmente se discutem e avaliam algumas dessas abordagens, a saber: composição de segmentos, complementação de suas descrições através de modelos de conteúdo, utilização destes em um cenário de aprendizagem colaborativa e exploração de inferências lógicas (através relacionamentos estabelecidos entre diferentes segmentos). É também apresentado um caso de estudo onde estas abordagens são avaliadas. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ensino Baseado na Web | pt_BR |
| dc.subject.pt | Objetos de Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject.pt | Segmentação | pt_BR |
| dc.subject.pt | Reuso | pt_BR |
| dc.subject.pt | Metadados | pt_BR |
| dc.subject.pt | Multimídia interativa | pt_BR |
| dc.subject.pt | Ontologias | pt_BR |