DSpace Repository

História local e patrimônio industrial: visitando e aprendendo com a estação sericícola de Barbacena

Show simple item record

dc.contributor.advisor Almeida, Anita Correia de Lima
dc.contributor.author Romano, Dayanne Busato
dc.date.accessioned 2019-07-19T17:43:01Z
dc.date.available 2019-07-19T17:43:01Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.citation ROMANO, Dayanne Busato. História local e patrimônio industrial: visitando e aprendendo com a estação sericícola de Barbacena. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/12875
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title História local e patrimônio industrial: visitando e aprendendo com a estação sericícola de Barbacena pt_BR
dc.title.alternative Local history and industrial patrimony: visiting and learning with the sericicola Barbacena station pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Almeida, Anita Correia de Lima
dc.contributor.referee Borges, Vera Lúcia Bogéa
dc.contributor.referee Pereira Filho, Hilário Figueiredo
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Profissional pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em História pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq HISTÓRIA pt_BR
dc.subject.en History pt_BR
dc.subject.en History teaching pt_BR
dc.subject.en Heritage pt_BR
dc.subject.en Seracícola Barbacena Statio pt_BR
dc.subject.en Field class pt_BR
dc.subject.en Identity pt_BR
dc.subject.en Citizenship pt_BR
dc.description.abstracten This work is about the history of the Seracícola Barbacena Station - MG and its potential as an informal learning space. It deals, first, with the history of the old silk factory and its production culture. It then transforms this content into teachable knowledge through a field class for Elementary School classes, which opens space for discussions about heritage, identity formation and citizenship. It also results in a Field Lesson Guide for the Sericícola Station, with guidelines on how to explore for educational purposes the space, opening possibility to other places of the city. The material produced is intended for teachers and others interested in local history. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt Este trabalho volta-se para a história da Estação Sericícola de Barbacena – MG e seu potencial como espaço informal de aprendizagem. Aborda, primeiramente, a história da antiga fábrica de seda e sua cultura de produção. Em seguida, transforma este conteúdo em conhecimento ensinável por meio de uma aula de campo para turmas de Ensino Fundamental. Com a aula de campo, o objetivo foi abrir espaço para discussões acerca do patrimônio local, da formação de identidade e da cidadania. E, afinal, das potencialidades dos espaços extraescolares e, em particular, dos bens patrimoniais, como ferramentas para o Ensino de História. Como resultado da pesquisa, foi produzido um Guia de aula de campo para a Estação Sericícola, com orientações sobre como explorar com fins educacionais o espaço, contendo ainda sugestões para o uso educacional de outros locais da cidade. O material produzido destina-se a professores e demais interessados na história local. pt_BR
dc.subject.pt História pt_BR
dc.subject.pt Ensino de História pt_BR
dc.subject.pt Patrimônio pt_BR
dc.subject.pt Estação Sericícola de Barbacena pt_BR
dc.subject.pt Aula de Campo pt_BR
dc.subject.pt Identidade pt_BR
dc.subject.pt Cidadania pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|