| dc.contributor.advisor | Ribeiro, Leila Beatriz | |
| dc.contributor.author | Siqueira, Karla Fatima Barroso de | |
| dc.date.accessioned | 2019-08-01T20:24:12Z | |
| dc.date.available | 2019-08-01T20:24:12Z | |
| dc.date.issued | 2019-04-29 | |
| dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Karla Fatima Barroso de. “Oranian é Paulo da Portela”: Memórias e Religiosidade no Samba-Enredo da G.R.E.S. Portela. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/12880 | |
| dc.description | n/a | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | “Oranian é Paulo da Portela”: Memórias e Religiosidade no Samba-Enredo da G.R.E.S. Portela | pt_BR |
| dc.title.alternative | 'Oranian is Paulo da Portela": memories and religiosity of G.R.E.S Portela's samba-enredo | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Ribeiro, Leila Beatriz | |
| dc.contributor.referee | Ligiéro, Zeca | |
| dc.contributor.referee | Miranda, Clícea Maria Augusto de | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MEMÓRIA SOCIAL | pt_BR |
| dc.subject.en | Samba school | pt_BR |
| dc.subject.en | Memory | pt_BR |
| dc.subject.en | Heritage | pt_BR |
| dc.subject.en | African diaspora | pt_BR |
| dc.subject.en | Performance | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This dissertation integrates studies of Rio de Janeiro’s Samba schools under the Social Memory’s interdisciplinary perspective, based on the Gilroy (2012) and Hall’s (2015) african diaspora approach. Starting from the assumption that samba-enredo is a cultural representation, the result of a collective construction, permeated by experiences, memories and forgetfulness of multiple processes that cross the Samba School, in this case, GRES Portela. This research’s objective is to analyze the strategies that permeate the construction and updating of these memories, having samba-enredo as base. We observe that Afro-Brazilian religiosity is evident in the Samba Schools’ universe, since it is present in the sonority of the drums or in the occurrence of this theme in samba. This qualitative study was thought based on a corpus composed of data from diverse natures, such as: field notes, articles of sites specialized in carnival, newspaper articles. Understanding the strategies for the elaboration and transmission of memories, we perceive the power of the triad: to sing, to beat and to dance. Ligiéro’s (2011) idea of cultural drivers throughout the process of preparation for the carnival parade. In other words, body and orality as transmission of memories: fundamental elements in transmission of Afro-Brazilian’s culture knowledge. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | Código de financiamento 001 | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Esta dissertação integra os estudos das escolas de Samba do Rio de Janeiro sob a perspectiva interdisciplinar inserida no campo de estudos da Memória Social tendo como base a abordagem dos Estudos Culturais e a diáspora africana de Gilroy (2012) e Hall (2015). Ao partir do pressuposto que o samba-enredo é uma representação cultural, resultado de uma construção coletiva, permeado por vivências, experiências, lembranças e esquecimentos de múltiplos processos que atravessam a Escola de Samba, neste caso, a G.R.E.S. Portela. O objetivo desse trabalho é analisar as estratégias que permeiam a construção e atualização dessas memórias tendo como recorte o samba-enredo. Observamos que a religiosidade afro-brasileira é evidente no universo das Escolas de samba, pois, está presente na sonoridade da bateria ou na ocorrência dessa temática no samba. Este estudo de natureza qualitativa foi pensado com base em um corpus composto de dados de diversas naturezas, tais como: notas de campo, artigos de sites especializados em carnaval, matérias de jornal. Na compreensão das estratégias para a elaboração e transmissão de memórias, percebemos a potência da tríade: cantar, batucar e dançar. A ideia de motrizes culturais de Ligiéro (2011) em todo o processo de preparação para o desfile de carnaval. Ou seja, corpo e a oralidade como transmissão de memórias elementos fundamentais na transmissão de saberes e conhecimentos da cultura afro-brasileira. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Escola de samba | pt_BR |
| dc.subject.pt | Memória | pt_BR |
| dc.subject.pt | Patrimônio | pt_BR |
| dc.subject.pt | Diáspora africana | pt_BR |
| dc.subject.pt | Performance | pt_BR |