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Aprendizagens decoloniais a partir das cartas de mulheres encarceradas: um estudo sobre o movimento negro educador

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dc.contributor.advisor Miranda, Cláudia
dc.contributor.author Barbosa, Elaine
dc.date.accessioned 2020-01-07T18:49:54Z
dc.date.available 2020-01-07T18:49:54Z
dc.date.issued 2017-12-18
dc.identifier.citation BARBOSA, Elaine. Aprendizagens decoloniais a partir das cartas de mulheres encarceradas: um estudo sobre o movimento negro educador. 2017. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13032
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title Aprendizagens decoloniais a partir das cartas de mulheres encarceradas: um estudo sobre o movimento negro educador pt_BR
dc.title.alternative Decolonial learning from the letters of imprisoned women: a study on the Black Movement educator pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Miranda, Cláudia
dc.contributor.referee Rodrigues, Luciana Boiteux de Figueiredo
dc.contributor.referee Andrade, Eliane Ribeiro
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Nelson Mandela Institute of Culture and Black Consciousness pt_BR
dc.subject.en Letters from incarcerated women pt_BR
dc.subject.en Learning processes pt_BR
dc.subject.en Decolonial education pt_BR
dc.description.abstracten The research presented here is based on the experiences of the agents of the Nelson Mandela Institute for Culture and Black Consciousness and the process of establishing networks that fight for social emancipation. Having the social urgencies of persons / women imprisoned, as a starting point, the main objective was to understand aspects of the narratives produced by them in their letters sent to the Institute requesting legal and social support. Under this same direction, to recognize the constructs of the basis of this discursive coming and going before the limits of our performance as a team. We worked with the appreciation of multiple forms of learning in an institution of the Black Movement defined as "non-formal education space". It includes an analysis of the possibilities of the existence of cultural understandings and "other" knowledge which favors changes in terms of the social representations of female subjects who, according to Gayatry Spivak (2010) is the "subaltern without voice". Highlights include aspects the experiences of the female population and the specificities of this presence in a context of extreme denial of self and, consequently, of oppression. It starts from a methodological approach where documental analysis emerged as a path of construction of the data achieved. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt A pesquisa aqui apresentada tem como escopo as experiências vivenciadas pelas(os) agentes que compõem o Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela e o processo de estabelecimento de redes que lutam pela emancipação social. A partir das urgências sociais de sujeitas/escritoras em privação de liberdade, objetivou-se entender aspectos das narrativas produzidas por elas em suas cartas ao Instituto, com o fim de solicitar apoio jurídico e social. Sob essa mesma orientação, reconhecer os constructos da base desse ir e vir discursivo frente aos limites de nossa atuação como equipe. Trabalhou-se com a valorização de múltiplas formas de aprendizado em uma instituição do Movimento Negro definida como “espaço não formal de educação”. Inclui-se uma análise acerca das possibilidades da existência de saberes e conhecimentos “outros” que favorecem mudanças em termos das representações sociais de sujeitas femininas. Destacam-se aspectos relativos às vivências dessa população e especificidades de sua presença em um contexto de extrema negação de si e consequentemente, de opressões. Adotamos uma abordagem metodológica onde a análise documental emerge como um caminho de construção dos dados reunidos. pt_BR
dc.subject.pt Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela pt_BR
dc.subject.pt Cartas de mulheres encarceradas pt_BR
dc.subject.pt Processos de aprendizagens pt_BR
dc.subject.pt Educação decolonial pt_BR


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