| dc.contributor.advisor | Gouvea, Guaracira | |
| dc.contributor.author | Quaglio, Denis Lopes | |
| dc.date.accessioned | 2020-01-07T19:56:07Z | |
| dc.date.available | 2020-01-07T19:56:07Z | |
| dc.date.issued | 2015 | |
| dc.identifier.citation | QUAGLIO, Denis Lopes. Som, música e práticas educativas em aulas de professores não músicos. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13034 | |
| dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | Som, música e práticas educativas em aulas de professores não músicos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Sound, music and educational practices in the class of non musica teachers | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Gouvea, Guaracira | |
| dc.contributor.referee | Bernardo, José Roberto da Rocha | |
| dc.contributor.referee | Machado, Maria Auxiliadora Delgado | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.level | Mestrado Acadêmico | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, RJ | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | pt_BR |
| dc.subject.en | Soundscape | pt_BR |
| dc.subject.en | Music | pt_BR |
| dc.subject.en | Media | pt_BR |
| dc.subject.en | Educational Practices | pt_BR |
| dc.subject.en | Focus Group | pt_BR |
| dc.description.abstracten | This Work tries to understand the different ways of appropriation of sound media for not musicians teachers in their educational practices conceived as interdisciplinary. Having sound like rhetorical structures, these structures express certain views of educational practices, so we can trace basic questions for research: How are understood the sonic objects as music by not musician educators? What are the ways of use of music and/or sound objects in an interdisciplinary way? Where, when, how the sound objects are presented to students today? Using focus group methodology with not musicians teachers of the second segment of elementary school to build data, then with the cataloging and analysis of these data, we tried to study the languages of different media in their mediations in educational practices, elaborating ways to better understand and rethink these practices in different contexts. The use of music by not musician teachers in interdisciplinar practices. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Este trabalho busca compreender as diferentes formas de apropriação da mídia sonora por professores não músicos em suas práticas educacionais concebidas como interdisciplinares. Tendo o som estruturas retóricas, essas expressam determinadas visões de práticas educativas, assim pudemos traçar questionamentos básicos para pesquisa: Como são entendidos os objetos sonoros como a música pelos educadores não músicos? O que são? Quais os modos de utilização de forma interdisciplinar da música e/ou objetos sonoros? Onde, como, de que forma os objetos sonoros são apresentados aos educandos atualmente? Utilizando a metodologia de grupo focal com professores não músicos do segundo segmento do Ensino Fundamental para a construção de dados, em seguida com a catalogação e análise desses dados, tivemos como objetivo estudar as linguagens das diferentes mídias em suas mediações nas práticas educativas, elaborando, formas de entender e repensar essas práticas em diferentes contextos. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Som | pt_BR |
| dc.subject.pt | Música | pt_BR |
| dc.subject.pt | Mídias | pt_BR |
| dc.subject.pt | Práticas Educativas | pt_BR |
| dc.subject.pt | Grupo Focal | pt_BR |