DSpace Repository

O ingresso e a permanência da primeira turma das aspirantes no curso de graduação da Escola Naval (2014-2017)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, Nailda Marinho da
dc.contributor.author Silva, Adilene Cunegundes da
dc.date.accessioned 2020-01-08T20:21:01Z
dc.date.available 2020-01-08T20:21:01Z
dc.date.issued 2018-08-31
dc.identifier.citation SILVA, Adilene Cunegundes da. O ingresso e a permanência da primeira turma das Aspirantes no Curso de Graduação da Escola Naval (2014-2017). 2018.190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/unirio/13036
dc.description.sponsorship n/a pt_BR
dc.language.iso Portuguese pt_BR
dc.rights openAccess pt_BR
dc.title O ingresso e a permanência da primeira turma das aspirantes no curso de graduação da Escola Naval (2014-2017) pt_BR
dc.title.alternative The entrance and stay of the first group of Aspirants in the Course of Graduation of the Naval School (2014-2017) pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR
dc.contributor.referee Costa, Nailda Marinho da
dc.contributor.referee Moraes, José Damiro de
dc.contributor.referee Vasconcelos, Maria Celi Chaves
dc.degree.department CCHS pt_BR
dc.degree.grantor Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO pt_BR
dc.degree.level Mestrado Acadêmico pt_BR
dc.degree.local Rio de Janeiro, RJ pt_BR
dc.degree.program Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.subject.cnpq CIÊNCIAS HUMANAS pt_BR
dc.subject.cnpq EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject.en Naval School pt_BR
dc.subject.en Women in the Navy pt_BR
dc.subject.en Aspirants pt_BR
dc.subject.en Higher Education pt_BR
dc.description.abstracten The present study has the purpose of investigating the entry and permanence of the first class of Aspirants of the Naval School between 2014 and 2017, which represents an important political and historical framework on the female presence in the higher education level and on the question of gender in Brazil, since it allowed women to incorporate the classes of undergraduate course of this school, a space previously occupied only by males. This qualitative research was developed through a theoretical-methodological approach based on bibliographical and documentary research, field research based on semi-structured interviews, having as participants interviewed the twelve Aspirants of the first group. In addition to the Brazilian Air Force, the Brazilian Navy was the second Armed Force to admit women in their undergraduate courses and the Army then receiving its first Cadets in 2018. pt_BR
dc.degree.country Brasil pt_BR
dc.description.sponsordocumentnumber n/a pt_BR
dc.description.abstractpt O presente estudo tem o propósito de investigar o ingresso e a permanência da primeira turma das Aspirantes da Escola Naval no período de 2014 a 2017, que representa um marco político e histórico importante sobre a presença feminina no nível superior de ensino e sobre a questão de gênero no Brasil, pois permitiu que mulheres incorporassem às turmas do curso de graduação dessa escola, espaço anteriormente ocupado apenas por pessoas do sexo masculino. Essa pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida mediante uma abordagem teórico-metodológica fundamentada em pesquisa bibliográfica e documental, pesquisa de campo baseada em entrevistas semiestruturadas, tendo como participantes entrevistadas as doze Aspirantes da primeira turma. Além da Força Aérea Brasileira, a Marinha do Brasil foi a segunda Força Armada a admitir mulheres em seus cursos de graduação e o Exército em seguida, recebendo suas primeiras Cadetes em 2018. pt_BR
dc.subject.pt Escola Naval pt_BR
dc.subject.pt Mulheres na Marinha pt_BR
dc.subject.pt Aspirantes pt_BR
dc.subject.pt Ensino Superior pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

|
|