| dc.contributor.advisor | Gondar, Josailda de Oliveira | |
| dc.contributor.author | Gomes, Pedro Augusto Boal Costa | |
| dc.date.accessioned | 2020-01-22T16:03:32Z | |
| dc.date.available | 2020-01-22T16:03:32Z | |
| dc.date.issued | 2019-03-22 | |
| dc.identifier.citation | GOMES, Pedro Augusto Boal Costa. O Tempo da criança: a colonização da infância entre a hiperatividade e o lúdico. 2019. 146 f. Tese (Doutorado em Memória Social)– Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/unirio/13043 | |
| dc.description.sponsorship | n/a | pt_BR |
| dc.language.iso | Portuguese | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.title | O Tempo da criança: a colonização da infância entre a hiperatividade e o lúdico | pt_BR |
| dc.title.alternative | Youth's time: the childhood colozation through hyperactivity and ludic | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| dc.contributor.referee | Lima, Rossano Cabral | |
| dc.contributor.referee | Lifschitz, Javier Alejandro | |
| dc.contributor.referee | Rodrigues, Antonio Edmilson Martins | |
| dc.contributor.referee | Geiger, Amir | |
| dc.contributor.referee | Gondar, Josaida de Oliveira | |
| dc.degree.department | CCHS | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO | pt_BR |
| dc.degree.local | Rio de Janeiro, Rj | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Memória Social | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
| dc.subject.en | Childhood colonization | pt_BR |
| dc.subject.en | Attention Deficit Disorder | pt_BR |
| dc.subject.en | Hyperactivity | pt_BR |
| dc.subject.en | Philosophy of education | pt_BR |
| dc.subject.en | Political philosophy | pt_BR |
| dc.description.abstracten | In a first place, this work has the aim to give the historical bases inside witch could emerge the recent perception towards childhood, it`s problems and the feelings that are directed to it. To show the childhood colonization. Presenting how after modernity the questions about it`s existence change, in part because of societies needs and also because of pedagogical values. In a second moment, we aim to give philosophical bases to the appearence of this new way of act towards a child, enumerating ideas that served as a path for its times. Ideas that have problems and conflicts. At last, we enumerate a few pedagogigal ideas, both in theire diagnostic issues and lack of criativity. Without sopposing, however, that they are unpertinents or mere bad analysis, trying to take out of them a way out for the conflicts of childhood with the criativeness tha belongs to every child. | pt_BR |
| dc.degree.country | Brasil | pt_BR |
| dc.description.sponsordocumentnumber | n/a | pt_BR |
| dc.description.abstractpt | Este trabalho pretende fornecer, em primeiro lugar, as bases históricas nas quais pôde surgir a atual percepção sobre a criança, seus problemas e os sentimentos a ela direcionados. Denunciar a colonização da infância. Mostrando como, a partir da modernidade, as questões acerca de sua existência se alteraram, em parte por necessidades que emergiam na sociedade e por valores pedagógicos. Em segundo lugar, pretendemos dar uma base filosófica para a emergência deste novo modo de agir com relação à infância, elencando ideias que nortearam seus tempos. Ideias que possuem problemas e conflitos. Por fim, coube denunciar algumas formas pedagógicas, tanto em seu diagnóstico quanto em sua infecundidade. Sem supor, no entanto, que não tenham sido propostas pertinentes e análises perspicazes, tirando delas uma possível saída para os conflitos pelos quais passa a criança com seu potencial criativo. | pt_BR |
| dc.subject.pt | Colonização da infância | pt_BR |
| dc.subject.pt | Transtorno de Déficit de Atenção | pt_BR |
| dc.subject.pt | Hiperatividade | pt_BR |
| dc.subject.pt | Filosofia da educação | pt_BR |
| dc.subject.pt | Filosofia política | pt_BR |